Painel teve a moderação do superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Oliveira de Sena Batista.
O planejamento do fechamento de minas é um tema estratégico para as mineradoras e foi debatido em painel comandado pelo diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Cesar Nery Ferreira.
O congresso contou com mais de 600 horas de conteúdo, 2.300 congressistas e 320 palestrantes e detalhou cenários sobre os negócios e a expansão da mineração.
A discussão sobre transição energética passa pela questão dos minerais. E essa composição de relações políticas e econômicas define, hoje, o contexto do debate geopolítico climático no mundo, onde a mineração tem um papel estratégico".
A publicação visa consolidar a agenda ESG da Mineração do Brasil, com base na sustentabilidade, na segurança, na responsabilidade e na ética das operações minerais.
A Agenda ESG foi o tema central do painel mediado pela diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, e pelo diretor de Assuntos Associativos e Mudança Climática do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Valadares Mello.
O Uso de Inteligência Artificial e as Inovações em Geoinformação Aplicada à Mineração, foi o tema de painel apresentado no segundo dia do Congresso do IBRAM.
Com os efeitos positivos da descarbonização, que começa com os minérios, a projeção é que as crises climática e hídrica, que afetam o Brasil e o mundo, possam ser amenizadas.
A descarbonização vai provocar grandes mudanças no mercado de minério de ferro, em termos de demanda e preços. Foi o que previu Arthur Bontempo Filho, analista de aço da Wood Mackenzie.