Tecnologia ajuda a combater garimpo ilegal

16/09/2022
A tecnologia da empresa pode contribuir para que mineradoras unifiquem informações, além de auxiliar na análise espacial.

 

O MapBiomas divulgou que, entre 2010 e 2020, as áreas de garimpo saltaram de 38.400 para 107 mil hectares, um aumento de 495%. Em paralelo ao crescimento da demanda de extração legal, está o aumento dos garimpos clandestinos, mais comuns em áreas superiores a 50 hectares ou em terras indígenas. A atividade clandestina contribuiu também para o incremento do desmatamento, contaminação de rios e nascentes (principalmente pelo uso do mercúrio), além de colocar em risco a sobrevivência das comunidades locais ribeirinhas na região. 

Empresa com sede em São José dos Campos (SP), a Imagem Geosistemas apresentou durante a EXPOSIBRAM 2022 uma geotecnologia que pode desde otimizar a gestão e unificar as informações como, até mesmo, ajudar na prevenção e combate ao garimpo ilegal. Represente da Esri do Brasil, líder global em GIS, a Geosistemas mostrou a ArcGIS – tecnologia geoespacial mais utilizada no mundo, imagens de satélite e o apoio na Inteligência Artificial. “A ação contra saques é possível”, conta Daniel Candido, especialista em recursos naturais na Imagem Geosistemas.

A tecnologia da Geosistemas pode contribuir para que mineradoras unifiquem informações, além de auxiliar na análise espacial para melhorias nas boas práticas, prever e prevenir acidentes em relação à mão-de-obra. “Na Era na Mineração 4.0 em que a robótica e automação tem ajudado a expandir a realização de atividades remotas, quanto mais o processo fica digital, automatizado, integrado, maior é a confiabilidade dos trabalhos realizados em áreas de risco, aumentando assim a segurança das operações”, finaliza Candido.