Parceria com Ameto para ações em Tocantins

03/09/2022
Entre as propostas, foi sugerida a criação da primeira exposição de minérios e rochas do Tocantins.

 

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) reuniram-se para debater ações que gerem a propagação e o desenvolvimento do conhecimento geocientífico entre os diversos segmentos da população do Tocantins. Entre as propostas, foi sugerida a criação da primeira exposição de minérios e rochas do Tocantins.

O gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Goiânia (SUREG-GO), Marcelo Ferreira, avaliou que a geração e difusão de conhecimento geológico tornará Tocantins um ambiente atrativo para investimentos nacionais e estrangeiros de incentivo à pesquisa mineral. O encontro debateu ainda a consolidação de um termo de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de ações importantes para o setor, como a realização de análises geoquímicas e geocronológicas, com o objetivo de subsidiar o projeto de mapeamento geológico de cinco folhas na escala 1:100.000 na porção sudeste do estado. A partir dessas tratativas estão sendo elaboradas propostas para solicitar aporte de recursos junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins.

Dentre as iniciativas de fomento à popularização de conhecimentos sobre Mineração no ambiente escolar, está o “MinerAção nas Escolas”, um projeto da Ameto para o biênio 2022/2023 e  que busca ampliar o conhecimento sobre a mineração nos ambientes de estudo, valendo para alunos, professores e sociedade de modo geral. “O projeto MinerAção nas Escolas é ótima forma de alcançar os jovens, que são os maiores difusores de informação, e conscientizar a população sobre a importância da mineração responsável e sustentável e, além disso, mostrar como o crescimento do setor pode auxiliar no desenvolvimento socioeconômico do estado”, reforçou Ferreira.

O Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins e o Sistema de Informação Gráfica (SIG) estão em conclusão pelo SGB-CPRM. Os produtos foram debatidos com os profissionais técnicos da Ameto e a estimativa de divulgação é para o início de setembro. Um projeto de mapeamento sistemático de cinco folhas cartográficas no sudeste de Tocantins, que está em fase de produção, também foi apresentado durante a reunião.

Direto da Fonte