Como sabemos, os poços e as minas de extração mineral existentes estão cada vez mais profundos, em virtude de sua baixa concentração, o que causa uma alteração química nos minérios processados. O sucesso do processamento mineral depende, portanto, da utilização de produtos químicos altamente corrosivos, muitas vezes sendo transportados a altas temperaturas.
Além disso, a demanda por sistemas de tubulação altamente resistentes cresce diariamente, à medida em que aumenta a necessidade da recuperação de metais e minerais provenientes de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (waste of electric and electronic equipment - WEEE).
O conceito de mineração urbana vem ganhando espaço em função da pressão pública para que se obtenha recursos minerais através da recuperação de metais preciosos e outros materiais por meio da reciclagem, contribuindo para a economia circular, eliminação do trabalho escravo e infantil e a preservação do meio ambiente.
Sistemas de transportes de fluidos duráveis e resistentes
Tais condições significam riscos diretos à integridade do sistema de tubulação aplicado nesses processos, tornando fundamental a correta escolha do material a ser aplicado. Dependendo das características do processo, materiais que não possuam resistência química e resistência a pressão adequadas poderão gerar desafios para a manutenção e ocasionar falhas prematuras e dispendiosas.
O processo de mineração é bastante complexo e possui etapas muito diversas. Dentre as que um sistema de transporte de fluidos ganha relevância, destacam-se:
- Operações de eletrólise
- Eletro Refinação
- Eletro Extração
- Linhas de ácidos
- Linhas de Rejeitos
- Lavador de Gases
- Operações de flotação
- Estações de tratamento de água e efluentes
Em tais etapas, ainda que não exclusivamente, diversos são os produtos e compostos químicos aplicados durante o processo de mineração. Os mais comuns, entretanto, são o sulfato de zinco, sulfato de cobre, sulfato de sódio, metabissulfito, cianeto de sódio, e o ácido sulfúrico.
Dada essa diversidade de etapas do processo e composição dos materiais químicos aplicados, é fundamental que os produtos e soluções aplicados possam assegurar a qualidade da entrega final evitando paradas desnecessárias, sem deixar de lado a segurança da instalação e dos operadores.
Por que o CPVC Corzan® é a escolha confiável para a indústria de mineração
Produzido a partir de um CPVC durável e de alto desempenho, o CPVC Corzan® fornece a resistência mecânica necessária exigida pelas operações de processamento mineral.
Além disto, possui resistência comprovada a mais de 400 produtos e compostos químicos, o que o torna ideal para processos com diferentes etapas, evitando assim adaptações para a comunicação e ligação entre estas.
Outra característica importante diz respeito ao processo de instalação. Tubulações metálicas exigem a utilização de maquinários pesados e aplicação de chama para soldagem. Isso implica diretamente em mais horas de trabalho, mais mão de obra envolvida durante o processo e, muito possivelmente, parada de todo um setor (ou mesmo de toda a unidade) para a instalação dos tubos (em função do risco de incêndios).
Quando comparadas com materiais de tubulação metálicos e não metálicos comuns, o CPVC Corzan® garante desempenho e confiabilidade superiores. Onde a corrosão, a sedimentação e a cristalização comprometeriam a integridade da maioria dos sistemas metálicos, o CPVC Corzan®, por sua vez, assegura maior vida útil ao sistema produtivo, evitando paradas inesperadas para manutenção.
Tais características são muito importantes em ambientes industriais diversos, pois o tempo economizado na instalação do sistema e evitado com manutenções não programadas, impactarão diretamente no resultado financeiro da empresa.
A escolha do parceiro correto
Através da sua rede de fabricantes parceiros, o CPVC Corzan® é amplamente disponibilizado em todo o mercado brasileiro. No Brasil, a AMANCO WAVIN possui exclusividade de produção, e mantém o padrão de excelência que os clientes esperam dos pioneiros na tecnologia CPVC.
Todos os fabricantes parceiros ao redor do mundo são selecionados com base em seu histórico comprovado de confiabilidade. Para garantir a qualidade dos tubos e conexões Corzan®, cada um deles é contratualmente exigido para participar do nosso programa de garantia de qualidade. O programa assegura a produção consistente da qualidade não obstante quando, onde e por quem o CPVC é fabricado.