Alvo avança com pesquisa geológica em Palmeirópolis

05/04/2024
A Alvo efetuou mais de 25 mil metros de sondagem com o objetivo de expandir o conhecimento sobre o Depósito Polimetálico de Palmeirópolis

 

A Alvo Recursos Minerais SPE EIRELI entregou o Relatório Integrado de Reavaliação de Recursos e Reservas do Projeto Palma ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) em março. O documento decorrente do Contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, firmado em 2020, cobre seis áreas com minérios de zinco, cobre, chumbo, prata e ouro em Palmeirópolis (TO), consolidando as descobertas prévias do SGB e também expandindo significativamente o escopo da pesquisa na região.

Nas décadas de 1970 e 1980, o SGB perfurou cerca de 30 mil metros de sondagem e identificou três corpos mineralizados. Entretanto, a Alvo efetuou mais de 25 mil metros de sondagem entre outubro de 2021 e novembro de 2023 com o objetivo de expandir o conhecimento sobre o Depósito Polimetálico de Palmeirópolis. Nos últimos quatro anos, a Alvo reanalisou amostras antigas para identificar ouro não detectado anteriormente e realizou estudos de geoquímica do solo com cerca de 2.500 amostras. Além disso, executou 128 km de levantamentos magnéticos terrestres, 67 poços de perfilagem eletromagnética, 55 km de investigações de IP/Resistividade, 6.000 metros de sondagem adicional e testes metalúrgicos nos três corpos de minério identificados.

Para Ruben Sardou Filho, chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE) do SGB, esses trabalhos realizados pela Alvo corroboram as pesquisas realizadas nas décadas de 1970 e 1980 pelo SGB – reavaliadas em 2017 –, resultando em relatório validado pela Saga Consultoria Ltda, evidenciando o potencial polimetálico daquela região. A reavaliação dos recursos minerais, que totaliza 9,5 milhões de toneladas in situ com concentrações de 0,5% de cobre, 2,1% de zinco, 0,3% de chumbo, 11g/t de prata e 0,02 g/t de ouro, caracteriza o depósito como de pequeno porte. A recente pesquisa da Alvo também identificou cinco novos alvos que poderão incrementar essas reservas. Estes alvos estão prontos para sondagens futuras e descobertas e desenvolvimentos subsequentes na região, marcando um novo capítulo promissor na exploração mineral do sul do Tocantins pela Alvo.

Direto da Fonte