Quem somos

Lançada em 1983, como revista impressa, Brasil Mineral se firmou, ao longo das últimas quatro décadas como a principal publicação dedicada à cobertura do setor mineral brasileiro. Nos anos recentes, passamos por um processo de digitalização, lançando um site de notícias (www.brasilmineral.com.br), com atualização diária e uma newsletter com as principais notícias do setor enviada para um público de quase 30 mil interessados em notícias relacionadas aos segmentos de mineração e metalurgia. Mensalmente, é publicada a revista Brasil Mineral também totalmente digital, cujo conteúdo é totalmente aberto a todo o público do setor mineral e metalúrgico. Brasil Mineral é a única publicação brasileira a contar com um Conselho Consultivo formado por profissionais e dirigentes do setor renomados e com vasta experiência, que contribuem regularmente na orientação da linha editorial e dos conteúdos mais relevantes a serem explorados. Brasil Mineral também realiza com regularidade eventos presenciais e online transmitidos pela página da publicação no Youtube ou acessados diretamente pelo site.

 

Nosso time editorial


Francisco Alves
Editor Executivo
franalves@signuseditora.com.br

Formado em jornalismo pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, Francisco Alves atua há mais de 40 anos na cobertura jornalística do setor mineral, exercendo o cargo de Editor de Brasil Mineral desde a origem da publicação. Antes ele atuou na imprensa diária, com passagem pelos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, Diário do Grande ABC e também na imprensa especializada (revista Minérios). Foi homenageado, por quatro vezes, com o Prêmio Especialistas, que reconhece jornalistas especializados, na categoria Mineração e Metalurgia.


Mara Fornari
Editora-Assistente
mara@signuseditora.com.br

Formada em jornalismo em 1986, pela FIAM-FAAM, Mara Fornari possui mais de 30 anos de experiência na cobertura dos setores de Mineração e Saneamento, nas revistas Brasil Mineral e Saneamento Ambiental. Em sua carreira colaborou em outras publicações, incluindo títulos da Editora Abril.


Rodrigo Gabai
Redator
rodrigo@signuseditora.com.br

Formado no Curso de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), atua desde maio de 2001 como redator, produtor de conteúdo e repórter para as publicações Brasil Mineral e Saneamento Ambiental. No início de sua carreira, em janeiro e fevereiro de 2001, realizou estágio no jornal ‘A Tribuna de Alagoas’. Na ocasião, acompanhava todas as editorias do dia a dia de um jornal.
 

Conselho Consultivo

Para orientação de sua linha editorial, principalmente a avaliação do conteúdo técnico de seus artigos, Brasil Mineral constituiu o seu Conselho Consultivo, integrado pelos profissionais relacionados abaixo e que, além de serem conhecidos no setor, possuem notória competência. Esclarecemos que estes profissionais participam do Conselho em caráter pessoal, não representando a posição das empresas ou entidades em que atuam.

Antenor F. Silva Júnior (Engenheiro de Minas e empresário)
Antonio Luiz Sampaio Carvalho (Advogado)
Antonio Stellin Jr. (Engenheiro de Minas e professor)
Arthur Pinto Chaves (Engenheiro Metalurgista, professor)
Breno Augusto dos Santos (Geólogo)
Carlos Oití Berbert (Geólogo)
Daniel Debiazzi Neto (Engenheiro de Minas)
Elmer Prata Salomão (Geólogo)
Eugenio Singer (Engenheiro)
Fernando Freitas Lins (Engenheiro Metalurgista)
Fernando Valverde (Geólogo)
Francisco R. C. Fernandes (Economista)
Giorgio De Tomi (Engenheiro de Minas, professor)
Hildebrando Hermann (Advogado)
Homero Delboni Jr. (Engenheiro de Minas)
Iran Ferreira Machado (Geólogo)
João Luiz Nogueira de Carvalho (Engenheiro)
Joel Weisz (Engenheiro)
José Jaime Sznelwar (Engenheiro de Minas)
José Márcio J. Paixão (Engenheiro Químico)
Kenro Matsui (Geólogo)
Lélio Fellows Filho (Engenheiro)
Luciano de Freitas Borges (Geólogo)
Luiz Enrique Sanchez (Engenheiro de Minas)
Manoel Régis de Moura Neto (Geólogo)
Maria Amélia Enriquez (Economista e professora)
Maria José G. Salum (Engenheira de Minas)
Paulo César de Sá (Economista)
Renato Ciminelli (Engenheiro Químico)
Rolf Georg Fuchs (Jornalista)
Umberto Raimundo Costa (Geólogo)
Vicente Lôbo (Engenheiro de Minas)
Virgínia Ciminelli (Engenheira e professora)