Cristais de quartzo de Cristalina (GO) recebem Indicação Geográfica (IG) do INPI, reconhecendo a importância econômica e cultural da produção local e impulsionando o turismo na região.
O LandScape+ utiliza dados de sensoriamento remoto para criar mapas de relevo com base em aprendizado de máquina e resolução de 30 metros para exploração mineral, reduzindo a necessidade de observações extensivas em campo.
A pesquisa faz parte de um esforço para ampliar o conhecimento sobre a geologia da região e identificar áreas com potencial para a exploração de recursos minerais.
Os geólogos encontraram anomalias expressivas de gálio em amostras de sedimentos de corrente e concentrados de bateia, indicando potencial para mineralizações primárias na região.
Acordo de cooperação científica é parte do processo de implementação do Projeto Avaliação do Potencial Mineral para Cobre e Metais Base no Brasil – Ação Palmeirópolis.
A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Mineração 2030/2050, do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) e do Plano Plurianual da União (PPA).
Apesar do pequeno volume e da extensão limitada, as amostras mostraram concentrações relevantes de manganês (15% a 33%), cobalto (7.000 a 10.000 ppm) e lítio (2.000 a 5.000 ppm)
A licitação, na modalidade de pregão eletrônico, contempla a contratação de serviços especializados para aquisição e processamento de dados aerogeofísicos, que totalizam um milhão de km lineares
O estudo ressalta a alta diversidade geológica da Paraíba, localizada na Província Borborema, que favorece a formação de depósitos minerais com padrões variados