STF adia novamente local de julgamento

20/10/2022
A ação tramita na Justiça de Minas Gerais, mas dois dos réus, entraram com um recurso para que o processo passe à Justiça Federal.

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, mais uma vez, a decisão sobre o local onde será julgada a ação penal que apura as responsabilidades de 16 réus pelo rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em 2019. A ação tramita na Justiça de Minas Gerais, mas dois dos réus, entre eles o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, entraram com um recurso para que o processo passe à Justiça Federal. O ministro André Mendonça havia decidido pela volta da ação ao âmbito estadual, mas pediu vistas ao processo, decisão que adiou o caso.

A decisão da 2ª Turma do STF causou indignação para os familiares, pois mais uma vez o julgamento é adiado. “Estamos perplexos e muito tristes também. O processo ficou parado por quase um ano, voltou para a Justiça mineira e agora mais um adiamento. A gente acredita no julgamento positivo para Minas, não podemos retroceder todo o processo de denúncia e andamento desde 2020 para voltar à estaca zero”, afirma Alexandra Andrade, presidente da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão).

Direto da Fonte