Projeto promove educação ambiental em Guanambi

27/04/2023
Espaço, que dispõe de técnicas e tecnologias especializadas para o trato com plantas e animais

 

A BAMIN desenvolve um trabalho de educação ambiental no Centro de Conservação Socioambiental Pedra de Ferro, em área de preservação e monitoramento da fauna e flora locais. A empresa recebeu recentemente uma visita técnica de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), no campus em Guanambi (BA).

Durante a visita, realizada no último dia 13, os alunos conheceram as operações que integram o Centro de Conservação e puderam acompanhar o pleno funcionamento do projeto socioambiental, envolvendo processos nos laboratórios, dinâmicas em campo e toda a estrutura do espaço, que dispõe de técnicas e tecnologias especializadas para o trato com plantas e animais. A BAMIN desenvolve o projeto para aproximar a comunidade acadêmica às atividades da empresa em prol da preservação ambiental, a fim de contribuir com a formação profissional dos estudantes. “Ficamos muito satisfeitos em oportunizar uma formação complementar aos estudantes, que tomam uma maior consciência do trabalho em campo e mantêm contato com suas áreas de formação. Estamos de portas abertas para receber instituições de ensino e a comunidade em geral, e a médio prazo, pretendemos firmar parcerias diretas para condução de pesquisas científicas, promovendo um aproveitamento ainda maior da estrutura que dispomos. Acredito que é uma excelente oportunidade que toda sociedade tem de conhecer nossos processos e a nossa essência que é deixar um legado vivo para a nossa região”, afirmou Marcelo Dultra, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades da BAMIN.

Com uma área total de 1.170 hectares e implantado pela BAMIN em 2011, o Centro de Conservação Socioambiental Pedra de Ferro tem o propósito de promover ações focadas no desenvolvimento sustentável e na aproximação do relacionamento com as comunidades. O projeto está inserido em uma zona de transição entre a Caatinga e o Cerrado, em território a 12 km ao sul da Mina Pedra de Ferro. O projeto abriga o Centro de Apoio Veterinário Especializado (CAVE), um centro de visitação, viveiro de mudas com áreas de rustificação, orquidário, banco de germoplasma, laboratório da qualidade do ar e da água, acervo arqueológico e espeleológico regional de um museu que traz o histórico do povo local, além de contar com uma equipe técnica especializada que oferece todo suporte necessário. As visitas podem ser agendadas através do telefone (77) 3454–8542 ou do e-mail [email protected].

Direto da Fonte