Sigma Lithium vai ampliar programa de conservação da Mata Atlântica

15/04/2024
O Cinturão de Conservação representa uma "proteção ambiental de florestas tropicais" que circunda o Médio Vale do Jequitinhonha

 

A Sigma Lithium anunciou a expansão do programa de Conservação da Mata Atlântica com o objetivo de criar um "Cinturão de Conservação Contra o Desmatamento” em torno do Médio Vale do Jequitinhonha, adquirindo áreas com potencial risco de serem desmatadas para se tornarem pastagens para gado. O Cinturão de Conservação representa uma "proteção ambiental de florestas tropicais" que circunda o Médio Vale do Jequitinhonha, proporciona umidade e, atualmente, alivia as altas temperaturas já registradas na região semiárida. Araçuai e Itinga, cidades onde a empresa está localizada, estão no bioma "Caatinga".

As afiliadas da empresa planejam adquirir terras de floresta tropical em uma região localizada a 250 km da Sigma Lithium, sendo 100% dentro da Mata Atlântica. Se o Cinturão de Conservação fosse suprimido, aumentaria significativamente os impactos adversos das mudanças climáticas no Médio Vale do Jequitinhonha, que já apresenta algumas das temperaturas mais altas do Brasil. A Sigma Lithium, por meio de uma de suas partes relacionadas, adicionará cerca de 350 hectares de terras de Mata Atlântica a serem preservadas, além do total de 340 hectares já preservados, como parte de suas iniciativas de "ajuste" de carbono para diminuir as emissões. Essa doação é a compensação ambiental pelo futuro desmatamento da caatinga (vegetação semiárida do tipo arbusto baixo) localizada ao redor da companhia.

Direto da Fonte