Prima de diretor da Tamisa assume Iepha-MG

26/05/2022
A presidente será responsável em analisar o dossiê sobre o tombamento da Serra do Curral.

 

O governador de Minas, Gerais Romeu Zema, nomeou Marília Palhares Machado para assumir a presidência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A nova mandatária é prima em primeiro grau de Guilherme Augusto Gonçalves Machado, diretor-executivo da Taquaril Mineração S/A (Tamisa), empresa que conseguiu sinal verde para mineração na Serra do Curral. 

Pela legislação do Iepha-MG, o presidente ocupa automaticamente a cadeira de secretária-executiva do Conselho Estadual do Patrimônio (Conep), responsável em analisar o dossiê sobre o tombamento da Serra do Curral. O documento é capaz de ampliar a área protegida e impedir que a Tamisa explore o local. A cadeira no Conep não dá direito a voto. 

O dossiê está pronto desde 2020 e ainda não foi votado. O governo mineiro quer incluí-lo para apreciação na pauta do Conep até 30 de agosto, data máxima firmada no Termo de Compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais. 

Por meio de nota, o governo de Minas Gerais informou que Marília foi convidada a assumir o cargo por seu currículo, experiência e trajetória em defesa do patrimônio histórico. Marília assume a presidência do Iepha-MG após a exoneração do antigo presidente, Felipe Cardoso Vale Pires, assinada quinze dias depois de o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovar o projeto de mineração da Tamisa.

Direto da Fonte