Itatiaiuçu assina convênio com IBRAM e AMIG

01/09/2022
O acordo tem o objetivo de identificar e ampliar as oportunidades de investimentos para além da atividade minerária já existente localmente.

 

O município mineiro de Itatiaiuçu aderiu ao Programa de Diversificação Econômica, proposto pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). O Protocolo de Intenções foi assinado no dia 31 de agosto, pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, do presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro/MG, José Fernando Aparecido de Oliveira, e do prefeito em exercício de Itatiaiuçu, Romer Soares das Chagas. “O convênio representa um compromisso com a diversificação econômica das cidades, já que a mineração é um bem não renovável. Quando a atividade se encerra há redução na arrecadação municipal, impostos, empregos e renda da população. Portanto, é fundamental termos outras atividades produtivas que possam dar sustentação aos municípios para que eles tenham como sobreviver e manter a qualidade de vida de seus habitantes”, afirma Jungmann.

O acordo tem abrangência nacional e dará suporte aos municípios para que todo o processo ocorra de maneira organizada e sustentável, com o objetivo de identificar e ampliar as oportunidades de investimentos para além da atividade minerária já existente localmente. Itatiaiuçu ocupa a 11ª posição em arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) no Brasil - sendo 90% da sua arrecadação mensal oriunda desses royalties.  “Inauguramos uma nova era na mineração brasileira depois de Mariana e Brumadinho, onde a sustentabilidade, a segurança e a diversificação econômica precisam andar juntas. Não é possível mais falarmos em mineração, sem pensarmos no fim da atividade e no que será feito das cidades, que têm os seus solos explorados, quando esse dia chegar”, afirma o presidente da AMIG.

Itatiaiuçu terá cooperação técnica do Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÁ), o qual irá atuar nas estratégias de consolidação das ações propostas pelo Programa. “Esse é um trabalho que precisa somar esforços e nesse sentido, precisamos do envolvimento e comprometimento das inciativas pública e privada, sociedade civil organizada, entidades de classe e afins. Ou seja, precisamos buscar essa aproximação entre todos os atores para que o projeto saia do papel e a população já comece a colher os frutos dessa parceria”, afirma Romer. No início de 2022, a cidade colocou em prática um trabalho de base, que está estruturando a cidade para a implantação de políticas públicas que irão fomentar e ofertar um pacote de soluções e oportunidades para incentivar potenciais empreendimentos a se instalarem no município. Com isso, diversificar sua economia, capacitando mão-de-obra e criando novas oportunidades de emprego e renda para a população.

Entre os diferenciais locais, a cidade apresenta uma posição de destaque no PIB nacional: a 67º posição entre os 853 municípios de Minas Gerais (ano-base 2019), além de uma localização privilegiada às margens da BR 381- Fernão Dias, com o segundo maior fluxo rodoviário do Brasil (atrás apenas da Rodovia Dutra). Tudo isso representa, na prática, que Itatiaiuçu já apresenta condições para a atração de novos negócios.

Direto da Fonte