Transmineração mostra áreas recuperadas e devolvidas à sociedade

25/06/2024
O projeto amplia a percepção da sociedade para áreas transformadas pela mineração.

 

Embora poucos saibam, o Brasil apresenta diversos casos de transformações de áreas anteriormente ocupadas pela mineração, muitos dos quais a população usufrui frequentemente e não tem conhecimento sobre o histórico dessas áreas, que se encontram totalmente reinseridas na dinâmica urbana, proporcionando lazer à população e preservando o verde em meio à metrópole, dentre outros usos.

Com o objetivo de catalogar e divulgar essas áreas para a população, o SIEEG (Sindicato das Indústrias Extrativas de Goiás e do Distrito Federal) desenvolveu o projeto Transmineração, que amplia a percepção da sociedade para áreas transformadas pela mineração.

Algumas dessas áreas foram destacadas pela jornalista e assessora do projeto, Luana Oliveira, para o público da Expo Eng&Com, realizada na cidade de Paranavaí (PR), no final de maio. Os casos apresentados foram: Ópera de Arame (em Curitiba), Parque Tanguá, Restaurante subterrâneo em Ametista do Sul, Parque Ibirapuera e Praia da Figueira em Bonito/MS. Segundo ela, o Transmineração envolve outros profissionais dedicados à pesquisa e divulgação de áreas transformadas pela mineração. “Ressaltamos a importância de informar e apresentar áreas que atualmente são pontos turísticos e culturais, além de preservar o meio ambiente, valorizar a arquitetura e o patrimônio histórico da região”, diz a assessora.

O restaurante em Ametista do Sul, por exemplo, “foi preservado do teto ao chão com as formações rochosas da extração da pedra ametista. Outro destaque é a Praia da Figueira, uma antiga cava de calcário e atualmente um local com estrutura de lazer e cercada por uma vegetação preservada com trilhas e diversidade da fauna e flora do local”, acrescenta.

Para os idealizadores, o projeto tem o potencial de agregar novas áreas e torná-las conhecidas pela sociedade e sua apresentação foi recebida com entusiasmo pelos participantes da feira, que ficaram surpresos pelas áreas transformadas. Todos os casos do projeto Transmineração podem ser conhecidos através do link https://transmineracao.com.br/index.php