Meteoric firma acordo com o Lab Fab para produção de ímãs no Brasil

26/06/2024
A instalação começará a operar ainda este ano, com capacidade inicial para produzir 100 toneladas de ímãs permanentes por ano

 

A Meteoric Resources anuncia que foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) com o Departamento Regional do Senai de Minas Gerais, proprietário da unidade de instalação de ímã permanente Lab Fab, que é a primeira fábrica de ímãs permanentes da América Latina. As duas partes estão colaborando para explorar a produção de ímãs de terras raras. O Lab Fab foi construído pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e recentemente adquirido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

A instalação começará a operar ainda este ano, com capacidade inicial para produzir 100 toneladas de ímãs permanentes por ano. O plano da FIEMG é duplicar essa capacidade nos primeiros 3 anos. O Lab Fab é um desenvolvedor de tecnologia de ímã permanente, com o objetivo de estimular a indústria a crescer para produzir ímãs para o mercado em rápido crescimento, incluindo fabricantes de automóveis, motores elétricos e indústrias de turbinas eólicas.

Segundo a Meteoric Resourdes, o objetivo do MoU de cinco anos é estabelecer as bases gerais para a cooperação entre a Meteoric e o Departamento Regional do SENAI, com vistas ao desenvolvimento conjunto de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a produção demonstrativa de ímãs de terras raras no Lab Fab, em Lagoa Santa, em o Estado de Minas Gerais, identificando atividades de interesse comum entre as partes, que abrangem:

• Fornecimento de matéria-prima pela Meteoric para produção piloto de ímãs de terras raras;

• Promover ações para fortalecer as partes e, consequentemente, seu relacionamento com indústrias interessadas nessas tecnologias;

• Desenvolver projetos conjuntos de pesquisa aplicada, atividades de avaliação, experimentação, formação, consultoria e serviços tecnológicos especializados;

• Implementar outras atividades e programas conjuntos, bem como programas piloto e experimentais em áreas e assuntos de interesse e benefício mútuo que possam ser acordados entre as partes.

Para o presidente executivo da Meteoric, Andrew Tunks, “esta é uma parceria importante para a Meteoric, pois buscamos potenciais compradores para o nosso Projeto Caldeira, uma vez que tem como meta a primeira produção em 2027. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com o Estado de Minas Gerais e o Lab Fab como “Eles pretendem fazer crescer a indústria local de ímãs de terras raras no Brasil e na América Latina, diminuindo a dependência de importações estrangeiras.”