Serabi avança exploração no Tapajós e anuncia saída da Vale

08/04/2024
"A descoberta do depósito de cobre-ouro do tipo pórfiro alcalino em Matida é altamente significativa para o distrito e para a Serabi"

 

A Serabi Gold atualizou os dados de exploração do Complexo Palito, na região do Tapajós (PA). Segundo a mineradora, houveram progressos significativos na interpretação da base de dados geoquímica do solo com 14.551 amostras (aproximadamente 7.000 amostras recolhidas em 2023). Este banco de dados geoquímico regional cobre mais de 70% do portfólio de licenças da Serabi. Além do alvo de cobre Matilda, foram identificados pelo menos quatro sistemas de alteração geoquímica semelhantes. Dentro desses sistemas, os alvos específicos incluem Copper Hill, Ganso e Calico, confirmados por perfurações recentes e os alvos não testados em Letícia, Juca e Isla.

A primeira fase de perfuração concluída em janeiro no Alvo Ganso indica uma grande zona com características geológicas e mineralogia características de uma zona de alteração superior típica de um sistema de pórfiro de cobre. Este novo alvo para mineralização epitérmica de ouro e pórfiro cobre-ouro está localizado a apenas 13 km a nordeste do alvo de cobre Matilda.

“Os novos resultados da geofísica IP e da geoquímica do solo, combinados com os resultados históricos de alto nível de 2021, tornam São Domingos um alvo altamente atraente. Este novo conjunto de dados ajudou-nos a compreender melhor os resultados anteriores de perfurações bem-sucedidas de 2021 (7,15 m @ 258g/t). Revisamos nossa interpretação geológica inicial e estamos um passo significativo mais perto de identificar a fonte que apoiou extensos trabalhos artesanais na área”, disse Mike Hodgson, CEO da Serabi Gold.

Para Hodgson, Matilda continua a apresentar resultados positivos e a equipe está focada em compreender a mineralização. Ao mesmo tempo, os resultados mais amplos da exploração até o momento mostram que Matilda não é o único alvo, e que o sistema geológico regional é maior e tem mais potencial para acolher mineralização de pórfiro de cobre do que o esperado. “A descoberta de novos e grandes alvos dentro do extenso conjunto demonstra o potencial da região. A perfuração concluída em janeiro confirmou que o Alvo Ganso é a parte superior preservada de um sistema de pórfiro. Isto é importante, não só para Serabi, mas também para toda a região do Tapajós, pois confirma que, apesar da idade antiga das rochas, a região tem um enorme potencial não testado como fonte de cobre tipo pórfiro ou cobre-ouro e mineralização epitérmica de ouro”.

A descoberta do depósito de cobre-ouro do tipo pórfiro alcalino em Matida é altamente significativa para o distrito e para a Serabi. “Embora a Vale tenha nos informado, durante esta semana, que deseja se retirar da aliança de exploração, temos vários outros grupos interessados em fazer parceria conosco na exploração de mineralização de cobre. Continuamos entusiasmados, e essas outras empresas parecem compartilhar do nosso otimismo, pela descoberta da mineralização comercial de pórfiro de cobre em nossas áreas no Tapajós. Gostamos muito de trabalhar com a Vale e, da perspectiva de Serabi, alcançamos o objetivo principal de avançar significativamente em nossa compreensão de Matilda, bem como identificar outros alvos potenciais para a mineralização de pórfiro de cobre durante os últimos 12 meses”, comentou o CEO.

O programa de exploração planejado para 2024 se concentrará na exploração de brownfields em Coringa e Palito para aumentar os recursos, e testes contínuos e delineamento de novos alvos sendo identificados dentro do pacote de exploração de Serabi, incluindo a perspectiva de perfuração de definição adicional em Matilda. Novos alvos continuam a ser identificados e a maioria não tem perfuração, portanto mais novidades podem ser esperadas durante o ano das atividades de exploração.

Direto da Fonte