SEMBA discute responsabilidade da mineração com as comunidades

26/09/2023
Evento tem como anfitriã a EroBrasil Caraíba e acontecerá até o próximo dia 27 de setembro

 

A 5ª edição do Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA 2023) começou dia 25 de setembro na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro. Em 2023, o evento tem como anfitriã a EroBrasil Caraíba e acontecerá até o próximo dia 27 de setembro, reunindo grandes nomes do setor para discutir a mineração baiana. “Estamos muito satisfeitos com o evento, com a participação da comunidade universitária, da indústria, representantes de governo. E o objetivo é falar sobre mineração, discutir mineração e apresentar a responsabilidade da mineração em relação à comunidade, às questões de sustentabilidade, às questões sociais, ambientais e da importância que este segmento tem para o Estado da Bahia”, disse o Diretor Executivo da EroBrasil Caraíba, Marcos Graciano.

Na sequência, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, abordou a importância da mineração baiana no cenário nacional. A atividade é responsável pela produção exclusiva de minérios como urânio e vanádio e a Bahia ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de minérios. “O estado está atento à importância da mineração para o desenvolvimento da Bahia e ressaltou que a CBPM irá passar a ser não apenas uma empresa de pesquisa, como também uma empresa de fomento à atividade no Estado”, disse Carballal. Já o vice-presidente do SINDIMIBA (Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia), Antônio Carlos da Silva Borges, ressaltou a importância do Seminário para o desenvolvimento do setor, enquanto o professor e coordenador do setor de pesquisa e inovação da UNIVASF, Daniel Tenório, reforçou a necessidade da realização de eventos e parcerias com a comunidade acadêmica para a disseminação e troca de conhecimentos.

O SEMBA23 é destinado a estudantes e profissionais que atuam na área de mineração e aborda pontos importantes para as operações nas empresas e as principais tendências ESG na mineração baiana, além de ações e tecnologias que podem tornar a mineração baiana mais sustentável e inclusiva.

Temas de destaque

Ao longo do primeiro dia do evento, diversos temas de grande relevância para a mineração baiana foram discutidos. O primeiro foi o projeto do Novo Shaft da EroBrasil, abordado pelo Gerente de Integração de Projetos da empresa, Vitor Carneiro.  O projeto integra o planejamento de deepening (aprofundamento), que será o maior shaft da América Latina. Em seguida, foi a vez de Ernesto Paulo e Erivelton Santos, representantes da Equinox Gold, falarem sobre a otimização da capacidade de carregamento de ouro em resina de troca iônica RIL com uso de dextrina da empresa, que conseguiu com o seu novo processo de lixiviação viabilizar a produção de ouro no município de Santaluz. E, encerrando as atividades no turno da manhã, foi a vez do coordenador de barragens da Pan American, Carlos Silva, falar sobre o Centro de Monitoramento Geotécnico de Barragem da instituição.

No período da tarde, houve a palestra ‘Rastreamento de Pessoas’, ministrado por Sandino Leão, representante da SANDVIK; seguida pelo debate sobre as atribuições do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-BA), na atividade mineral. O tema foi amplamente debatido, na palestra “Atribuições do CREA na Mineração”, pelo Engenheiro de Minas Pedro Augusto, que é coordenador da câmara especializada de geologia e engenharia de Minas do CREA-BA.

Na sequência, ocorreu a palestra sobre “Estimativa de Recursos e Reservas Minerais, à luz dos códigos internacionais e nacionais de Mineração”, ministrada por Beck Nader, que íntegra a Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR). A programação teve ainda a palestra “Saúde Mental que Previne Acidentes”, ministrada pela CEO da Mental Clean, Fátima Macedo, que falou sobre a importância da saúde mental dos colaboradores, uma vez que problemas que afetam a saúde mental, podem favorecer a diminuição da produtividade e que colaboradores se envolvam em acidentes de trabalho.

A penúltima palestra do dia abordou as “Soluções Inovadoras para Britagem”, comandada pelos representantes da METSO, Gabriel Cota, Bruna Franco e João Lago. Para encerrar o primeiro dia de evento, ocorreu debate sobre a importância do licenciamento ambiental para o setor. Para falar um pouco mais sobre o assunto, esteve presente o coordenador de mineração e exploração de produção de óleo e gás natural do INEMA (Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Leopoldo Freire.

 

CBPM quer acelerar desenvolvimento mineral no estado

 

A equipe da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participou da abertura do 5° Seminário de Mineração da Bahia - SEMBA, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizada na cidade de Juazeiro. Durante a cerimônia, o presidente da CBPM, Henrique Carballal foi convidado a compor a mesa de honra e também fez um discurso sobre a relevância da mineração na Bahia diante do cenário nacional e internacional. Na oportunidade, o diretor administrativo e financeiro, Inácio Mattos e o assessor administrativo e financeiro, Tiago Vasconcelos também estiveram representando a estatal.

“A CBPM tem uma história de 50 anos. Ela foi criada na perspectiva de realizar pesquisas para prospectar a partir deste âmbito a possibilidade de acelerar o desenvolvimento minerário, ofertando a riqueza necessária para que seja possível desenvolver diversas atividades em diferentes setores, como educação, saúde e segurança”. Para Carballal, nas últimas décadas, os grandes empreendimentos baianos contaram com a participação da CBPM. “O setor mineral baiano precisa ampliar a história da CBPM para que ela possa, em primeiro lugar, passar a ser uma empresa de fomento da mineração, diante da necessidade de usar os instrumentos do estado para fazer com que a mineração avance, pois essa será a grande alavanca para acelerar o desenvolvimento econômico na Bahia”, salientou o presidente Carballal, durante o discurso proferido na abertura do evento.

O evento segue até 27 de setembro. O SEMBA tem como objetivo criar um fórum para exposição e discussão sobre a mineração na Bahia, com foco em grandes projetos e empreendimentos, através da exposição de estudos e experiências adquiridas na implantação e gestão de empreendimentos mineroindustriais. A meta é contribuir para aprimorar a visão da sociedade sobre a produção mineral nas regiões onde são desenvolvidas essas atividades, permitindo o intercâmbio de informações tecnológicas e valores éticos.

Direto da Fonte