Queijeiros apoiados pela Anglo American são premiados

27/09/2022
O 2ª Mundial do Queijo foi realizado em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 18 de setembro, e contou coma participação de mais de mil produtos de 12 países.

 

Quatro produtores de queijo minas artesanal da Região do Serro, apoiados pelo Programa Crescer, da Anglo American, conquistaram cinco premiações no 2º Mundial do Queijo do Brasil. O queijeiro Aguimar Barbosa, do município de Serro (MG), recebeu medalha de ouro na categoria um ano de maturação; Estela Mares, de Conceição do Mato Dentro (MG), levou a prata na categoria 100 dias de maturação e o bronze na categoria 60 dias de maturação; Irenice Bicalho, também de Conceição do Mato Dentro, conquistou a medalha de bronze na categoria casca lisa com 20 dias de maturação; enquanto Neuza Pimenta, de Alvorada de Minas (MG), faturou o bronze na categoria 45 dias de maturação.

O 2ª Mundial do Queijo foi realizado em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 18 de setembro, e contou coma participação de mais de mil produtos de 12 países. Além dos produtores apoiados pelo Programa Crescer, outros quatro queijeiros da região do Serro participaram de forma independente do concurso, conquistando mais cinco premiações. No total, foram conquistadas dez medalhas, representadas por oito produtores de queijo minas artesanal da Região do Serro. “Acho que conquistar essas medalhas agrega valor aos produtos da região e, quando acontece isso, a gente consegue aumentar a renda de todos os produtores. O apoio da Anglo American e da TechnoServe, por meio do Crescer, é fundamental neste processo, já que com o suporte técnico a gente consegue produzir um produto melhor”, comemora Estela Mares, produtora do Queijo Dona Iaiá.

Criado em 2013, o Programa Crescer, da Anglo American tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que acolhem o projeto Minas-Rio. Atualmente, sua atuação está concentrada no fortalecimento das cadeias locais de leite e queijo, turismo, capacitação de jovens e apoio aos governos municipais em compras públicas locais. O programa também já atuou com desenvolvimento de apicultura, horticultura, quitandas e apoio a pequenos empresários locais. Todos os trabalhos são executados com o apoio da ONG TechnoServe Brasil. “É muito gratificante ver que o nosso programa está cumprindo seu objetivo e contribuindo para que o queijo da Região do Serro seja cada vez mais reconhecido e valorizado em todo o mundo”, diz Isis Machado, analista de Performance Social da Anglo American. Além dos prêmios, o evento contribuiu para apresentar os produtos apoiados pelo Crescer a novos mercados. Esse trabalho vai ao encontro do propósito da Anglo de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, desenvolvendo comunidades cada vez mais prósperas.

Direto da Fonte