Capacitação pelo Viva Cidadania em Castro Alves

18/09/2023
Temáticas são relacionadas à garantia de direitos, mecanismos de combate às violências contra mulheres, crianças e adolescentes

 

Mais uma etapa do Programa Viva Cidadania, uma iniciativa da BAMIN por meio do Instituto Aliança, ajudou a implementar no município de Castro Alves (BA) uma nova rede cidadã de prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência. 152 pessoas entre profissionais e estudantes participaram de capacitações e oficinas gratuitas que ensinaram sobre temáticas relacionadas à garantia de direitos, mecanismos de combate às violências contra mulheres, crianças e adolescentes, legislação e os caminhos para denúncia.

No último dia 15 de setembro, lideranças da BAMIN, agentes públicos e representantes das comunidades conheceram 71 profissionais atuantes na rede municipal de Castro Alves, que lidam com atendimentos ao público em diversas áreas, como assistência social, conselho tutelar, saúde e educação. Eles tiveram formação com carga horária de 190 horas, divididas em quatro módulos, incluindo lições sobre formas de identificação, prevenção e acolhimento de vítimas. Os certificados destes profissionais são emitidos com a chancela da Universidade Estadual do Ceará (UECE). “Estamos muito felizes em concretizar mais esta etapa, em prol do fortalecimento da Rede de Proteção, através das atividades do Projeto de Enfrentamento às Violências, do Programa Viva Cidadania. Em 2022, foram formadas turmas nos municípios de Caetité e Licínio de Almeida e neste ano, ainda no mês de setembro, contemplando Castro Alves e Pindaí”, celebra a coordenadora de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ana Paula Dias.

Entre os participantes, também estão 29 adolescentes matriculados nas escolas públicas de Castro Alves, que passaram por uma oficina formativa e atuaram em eventos e campanhas de sensibilização sobre o tema ao longo do ano. “Eles passaram por uma oficina de comunicação adaptada às suas idades e realidades, para entender sobre os diversos tipos de violência, como elas ocorrem e, assim, possam estar preparados para, com o acompanhamento dos professores, compartilhar informações com outros adolescentes e crianças”, explicou Sandra Santos, do Instituto Aliança.

Completando esta fase de formações do Programa Viva Cidadania em Castro Alves, outros 52 educadores e supervisores da rede pública municipal também concluíram formação em oficina voltada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a fim de lidar com os estudantes em uma perspectiva do diálogo e da compreensão e para que possam identificar possíveis situações de violência. O Programa Viva Cidadania atua em outras vertentes para além das capacitações, desenvolvendo também estratégias efetivas de prevenção à violência, com a realização de ações de sensibilização e campanhas junto às comunidades que compõem o entorno dos empreendimentos da BAMIN.

Direto da Fonte