Evento debate PNF e adoção de políticas para o setor

27/04/2023
Evento foi promovido pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin)

 

O diretor da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e presidente da Câmara Setorial de Mineração (Casmin) da Federação das Indústrias e Goiás, Wilson Borges, participou do seminário ‘Fertilizantes: Uma Questão Estratégica para o Brasil’, no dia 27 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Promovido pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), o encontro debateu a implementação do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado em 2022 com o objetivo de reestruturar a cadeia de produção de insumos agrícolas para reduzir a dependência do Brasil da importação de fertilizantes.

“Esse seminário é muito importante porque discute um tema estratégico para o país. Nós temos uma dependência muito grande de importação de fertilizantes e esse movimento promovido pela Câmara dos Deputados incentiva o debate e a busca de alternativas, como a ampliação do conhecimento geológico. O Brasil tem um potencial muito grande e necessita de políticas públicas para reduzir a dependência de insumos tão importantes para impulsionar ainda mais o agronegócio, “avalia Borges. O seminário teve como objetivo aprofundar o debate sobre políticas públicas e mudanças na legislação para permitir o crescimento da produção nacional no setor, considerado estratégico para o aumento da produtividade na agricultura e diminuição de custos no setor agrícola.

Atualmente, o Brasil importa entre 85% e 90% de todo o volume de fertilizantes utilizados no campo. Dentre os desafios apontados pelo setor para incentivar a autossuficiência no segmento, estão a promoção de conhecimento geológico amplo sobre o subsolo nacional, a redução da burocracia (licenciamento ambiental) e a equidade no tratamento fiscal da produção nacional com relação ao produto importado.

Direto da Fonte