Bemisa anuncia convênio com o CETEM para projeto no Mato Grosso

26/02/2024
Cetem vai realizar novos testes e o desenvolver nova rota de processo para melhor aproveitamento dos fertilizantes fosfatados.

 

A Bemisa e o Cetem (Centro de Tecnologia Mineral) assinaram, dia 23 de fevereiro, um acordo para a realização de novos testes e o desenvolvimento de uma rota de processo para melhor aproveitamento dos fertilizantes fosfatados a serem produzidos no Projeto Jauru (MT). Intitulado “Estudos de Lixiviação, Precipitação e Tratamento Térmico para Processamento do Minério Fosfático do Jauru", o projeto será executado pela Unidade EMBRAPII – PROMEXBIO do CETEM em parceria com a mineradora.

Durante o anúncio do contrato, Augusto Lopes, CEO da Bemisa, ressaltou que o Projeto Jauru já conta com mais de 25 mil metros de sondagem. Os recursos certificados indicam uma grandeza da ordem de 1 bilhão de toneladas. “A assinatura dessa parceria reforça o compromisso da Bemisa com o desenvolvimento deste projeto que poderá reduzir a importação de fertilizantes fosfatados do nosso país”, pontuou o executivo.

Fundado em 2007, o Grupo Bemisa está presente em todas as regiões do Brasil, com operações e projetos nas áreas de minério de ferro, ouro, fosfato, níquel, cobre e terras raras.

Estiveram presentes na assinatura do contrato, pelo lado do CETEM, Silvia França, diretora da instituição; Paulo Braga, coordenador de Tecnologias e Processamento Mineral; Marisa Nascimento, coordenadora de Processos Metalúrgicos e Ambientais; Arnaldo Alcover, coordenador de Análises Minerais; Marcello Biagi, coordenador substituto da Unidade EMBRAPII – PROMEXBIO; e Mauricio Moutinho, coordenador de Administração. Representaram a Bemisa Augusto Cesar Calazans Lopes, presidente da empresa; Marcos André Gonçalves, diretor de metais básicos novos; e Ana Luisa Leão Flaksman, diretora jurídica.

Direto da Fonte