Câmara de Comércio Brasil-Texas cria comitê de mineração

18/10/2023
Comitê tratará de assuntos e oportunidades no setor mineral brasileiro e as possibilidades de interação

 

A Câmara de Comércio Brazil-Texas decidiu criar um Comitê de Mineração (Mining Committee), para tratar de assuntos e oportunidades no setor mineral brasileiro e as possibilidades de interação entre o Brasil e o estado norte-americano.  

O novo comitê será presidido por Jose Luis Vidal, membro do Conselho de Administração da Bemisa Holding S.A., Santos Brasil S. A.; Braskem S. A.; WV Logística e ANFA - Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas. Inicialmente, o foco do comitê, segundo Vidal, será a intensificação da busca por sinergias com o setor de óleo e gás, nesse momento da economia mundial devido à expansão energética, novas tecnologias e processos em linha com as premissas do ESG para o desenvolvimento e implementação da mineração verde e sustentável.

A Câmara de Comércio Brazil-Texas (Bratecc) considera que “o Brasil é uma potência global do setor de mineração, há muito tempo ocupando um lugar entre os cinco maiores produtores minerais do mundo e possuindo reservas provadas de diversas commodities estratégicas. Considerando que menos de 50% do território está geologicamente mapeado, o Brasil tem oportunidades consideráveis para o crescimento da mineração e potencial de exportação dos EUA. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro, manganês, tantalita e bauxita e continua sendo o maior produtor mundial de nióbio. A gigante de mineração Vale, com sede no Rio de Janeiro, é a maior produtora de minério de ferro do mundo e a terceira maior mineradora do mundo. Outros minerais importantes do setor mineral brasileiro incluem ouro, caulim, níquel, carvão e fosfatos."

Direto da Fonte