Vale Base Metals irá vender 14% da Vale Indonésia
A Vale irá vender 14% de sua participação na unidade de níquel da Indonésia para cumprir as regras de desinvestimento do país, disse o ministro de minas, Arifin Tasrif, a repórteres na sexta-feira. As ações serão vendidas à MIND ID, holding estatal de mineração da Indonésia.
A venda de suas ações é necessária para a renovação de seu contrato, que vence em 2025. Segundo as leis da Indonésia, após certo período de operação, é necessário transferir 51% das ações a compradores locais.
A Vale brasileira terá três anos após a prorrogação da licença para mostrar progresso na construção de suas instalações de processamento de níquel. Se não o fizerem em três anos, a prorrogação será encerrada.
As instalações em construção produzirão precipitado de hidróxido misto (MHP) a partir do níquel, material usado na fabricação de baterias de veículos elétricos. Incluem a construção de duas fábricas de lixiviação ácida de alta pressão (HPAL) com a chinesa Zhejiang Huayou Cobalt Co e outros parceiros. A Vale também fez parceria com a chinesa Shandong Xinhai Technology Co. Ltd e uma unidade da China Baowu Steel Group Corp. Ltd para construir uma planta de ferro-níquel.
A Vale Base Metals, que controla a unidade indonésia, anunciou em setembro que investiria US$ 10 bilhões na Indonésia durante a próxima década. Quando estiverem em operação, espera-se que os projetos elevem a capacidade de refino da Vale Indonésia de cerca de 75 mil toneladas por ano para quase 300 mil toneladas.