Vale adere ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

03/07/2023
movimento defende respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+

 

A Vale aderiu oficialmente aos 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento pelo respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+ durante a 3ª Celebração Vale do Orgulho LGBTI+, evento realizado pela mineradora no dia 28 de junho, no Rio de Janeiro. O objetivo é que a companhia avance na pauta e construa um ambiente de trabalho cada vez mais respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+. “Trabalhamos para ser uma empresa diversa e inclusiva e, por meio do diálogo aberto e transparente, promover um ambiente de respeito, com oportunidades equânimes e onde as pessoas podem ser quem elas são. A adesão ao Fórum dá peso ao nosso compromisso de avançar na promoção da igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+”, afirma Marina Quental, Vice-presidente Executiva de Pessoas.

A Vale pretende elevar a conscientização na temática LGBTI+ e reforçar o respeito à orientação sexual e identidade de gênero, independentemente de crenças e valores pessoais. Para isto, a mineradora tem investido em um ambiente de respeito, com zero tolerância a assédio, discriminação, preconceito e a qualquer forma de violência. A Vale desenvolve campanhas internas e externas para ampliar o conhecimento e conscientização de todos sobre o tema LGBTI+. Desde 2021, a mineradora realiza a “Celebração Vale do Orgulho LGBTI+”, que reúne liderança e milhares de empregados de todo o Brasil para refletir sobre o respeito e a inclusão e celebrar o orgulho dessa comunidade.

Em 2021, a empresa passou a oferecer em seu plano de saúde a cobertura da hormonioterapia para transição de gênero e, em 2022, as cirurgias do processo transexualizador para os empregados e dependentes trans da empresa no Brasil. Além disso, as pessoas trans podem usar seus nomes sociais em crachás, e-mails ou qualquer outro espaço. O grupo de afinidade LGBTI+ da empresa se formou voluntariamente em 2020 e ajuda a que empregados tenham cada vez mais poder de fala internamente, propõe discussões e aporta conhecimento para a Vale a partir das experiências pessoais de seus participantes.

A Vale tem atuado consistentemente na prevenção e no combate à discriminação no ambiente de trabalho por meio de diretrizes e políticas internas sobre o tema, tem realizado treinamentos, investimento em comunicação e gestão de consequências. “Temos um Canal de Acolhimento, que é uma ferramenta de escuta humanizada, com atendimento feito por profissionais especializados de uma empresa independente”, diz Marina. Durante o processo de acolhimento, a pessoa escolhe se quer registrar – ou não – uma denúncia, que pode ser identificada ou anônima, e será apurada pela equipe do Canal de Denúncias da Vale. A empresa diz estar atenta e ter atuado com rigor e com base no Código de Conduta e em políticas internas, como a de Direitos Humanos e a de Diversidade e Inclusão.

Direto da Fonte