A iniciativa integra o Jeito Vale de Incluir, plataforma de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa baseada em três pilares: desenvolvimento, métricas e suporte.
O decreto especifica que o número de unidades de Cargo Comissionado Executivo (CCE) na ANM aumentará em 43%, passando de 333,06 para 478,15 unidades. Na prática, o número de cargos chegará a 318.
No ambiente, os estudantes terão cursos nas áreas de operação e manutenção de máquinas e equipamentos pesados, com conteúdos teóricos e experiências práticas. A estrutura é considerada inédita no Brasil para fins de formação técnica.
O objetivo é enfrentar os gargalos da indústria mineradora brasileira - a escassez de mão de obra, agravada pela falta de escolaridade básica entre os trabalhadores.
As vagas são para as cidades de Alumínio(SP), Araçariguama(SP), Itapissuma(PE), Miraí(MG), Poços de Caldas(MG), São Paulo(SP) e Votorantim(SP) e o estágio terá início em setembro.
“O desafio é planejar a gestão com antecedência, fazer um mapeamento da área de atuação do projeto e os impactos ambientais, que podem ser significativos.
A oportunidade é direcionada principalmente ao desenvolvimento do Projeto Carina, localizado no estado de Goiás, onde a Aclara avança na pesquisa dos elementos terras raras.
O programa tem duração de até dois anos, de acordo com a formação, e os candidatos devem residir na localidade onde a vaga escolhida está sendo oferecida.
Os candidatos devem estar matriculados em um curso de nível superior a partir do 3º período ou em um curso técnico a partir do 1º módulo e também ter disponibilidade para estagiar por, no mínimo, um ano.
São oportunidades para aumentar a preparação dos moradores das regiões para ocuparem as futuras vagas de emprego que poderão ser geradas pela empresa ou em outras mineradoras da região.
Não há restrição de perfil, conforme a política de diversidade, equidade e inclusão da CBA, que tem na pluralidade humana um dos eixos de sua cultura organizacional.