Toyota quer reduzir baterias à metade

05/07/2023
Avanço tecnológico permitirá reduzir pela metade o peso, tamanho e custo das baterias

 

A Toyota anunciou. “Tanto para nossas baterias líquidas quanto para as de estado avanço tecnológico que permitirá reduzir pela metade o peso, tamanho e custo das baterias sólido, pretendemos mudar drasticamente a situação em que as baterias atuais são muito grandes, pesadas e caras”, disse Keiji Kaita, presidente do centro de pesquisa e desenvolvimento da Toyota para neutralidade de carbono.

Em potencial, a montadora pretende reduzir todos esses fatores e, até 2027, comercializar sua tecnologia de bateria de estado sólido em veículos elétricos. Os especialistas do setor há muito anunciam as baterias de estado sólido como a tecnologia mais promissora para resolver problemas de bateria EV, como tempo de carregamento, capacidade e risco de incêndio.

A tecnologia substitui o eletrólito líquido por um sólido e usa lítio no ânodo em vez de grafite. As baterias de estado sólido podem crescer para mais de US$ 6 bilhões até 2030, de acordo com um relatório da IDTechEx.

A Toyota afirma que seu “avanço tecnológico” resolverá problemas de durabilidade, permitindo que um EV alimentado por uma bateria de estado sólido tenha um alcance de 1.200 km e um tempo de carregamento de 10 minutos ou menos. O diretor de tecnologia da empresa, Hiroki Nakajima, alertou que a montadora não via necessariamente a tecnologia como “a solução definitiva” para os desafios da bateria. “Também há espaço para melhorias nas baterias de base líquida”, disse Nakajima.

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