Reservas de ouro em Nova Xavantina aumentam 18%

29/03/2023
A companhia constatou um aumento de 18% nas reservas minerais provadas e prováveis

 

A Ero Copper Corp.  atualizou as reservas e recursos minerais em conformidade com o National Instrument 43-101 com um plano de produção de vida útil de mina (LOM) para suas operações em Nova Xavantina, localizada no estado de Mato Grosso. As estimativas atualizadas de reservas e recursos minerais incorporam atividades de perfuração até 30 de setembro de 2022, enquanto o esgotamento da mineração foi atualizado até a data efetiva da estimativa, 31 de outubro de 2022. A companhia constatou um aumento de 18% nas reservas minerais provadas e prováveis nas Operações Xavantina em relação à estimativa para 2021, incluindo um aumento de 15% na Jazida Santo Antônio e de 45% na Jazida Matinha. A Taxa de crescimento anual composta de reserva mineral comprovada e provável (CAGR) cresceu aproximadamente 95% de 2018 a 2022. Houve ainda um incremento de 22% nos recursos minerais medidos e indicados nas Operações Xavantina, inclusive reservas minerais, em comparação com a estimativa de 2021.

O plano de produção LOM atualizado demonstra o sucesso da iniciativa NX 60 da empresa, com a expectativa de que as operações de Xavantina atinjam mais de 60.000 onças de produção de ouro em 2024, após o início da produção do Veio Matinha no segundo semestre de 2023.

O plano de produção LOM atualizado reflete um aumento de 8% nas notas projetadas da cabeça do moinho em comparação com as projeções do mesmo ano descritas nas perspectivas de cinco anos para 2022 O excesso de capacidade da usina de aproximadamente 25% continua a oferecer mais potencial de expansão

"Nossa Operação Xavantina continua a prosperar e se expandir", afirmou David Strang, CEO. "Desde a aquisição da mina em 2016, sem reservas minerais, sem vida útil e com aproximadamente 25.000 onças de produção anual de ouro, agregamos valor significativo a essa operação por meio de nossos investimentos em exploração e infraestrutura subterrânea. Esperamos produzir mais de 50.000 onças de ouro este ano e tem uma vida útil da mina que agora se estende até 2028. É importante ressaltar que continuamos a ver um forte potencial de exploração adicional nos veios de Santo Antônio e Matinha, bem como em nossos alvos de exploração regionais. Strang destaca o sucesso da iniciativa NX 60, com o plano LOM mostrando 60.000 onças de produção de ouro em 2024, após o início da produção do Veio Matinho no final deste ano. Embora satisfeito com o crescimento contínuo de Xavantina, o executivo acredita que ainda há um valor significativo a ser desbloqueado neste ativo. “No futuro, esperamos identificar um veio adicional que possa servir como uma terceira fonte de minério para a usina de Xavantina, permitindo-nos alcançar taxas de produção potenciais de até 300.000 toneladas de minério por ano”.

Direto da Fonte