Nexa aumenta total de reservas em Aripuanã

17/03/2023
Reservas minerais em Aripuanã aumentaram de 21,79 milhões de toneladas de zinco, em 2021, para 30,12 milhões de toneladas

 

A Nexa Resources anunciou que as reservas minerais em Aripuanã aumentaram de 21,79 milhões de toneladas de zinco, em 2021, para 30,12 milhões de toneladas do mineral impulsionadas pelo programa de sondagem de preenchimento realizado pela companhia no corpo de minério da Ambrex. Em 2022, a Nexa perfurou cerca de a 34km com o objetivo de converter Recursos Minerais Inferidos em Recursos Minerais Indicados e Medidos e ampliando as reservas da Ambrex. “O aumento das Reservas Minerais de Aripuanã e a extensão da vida útil de sua mina é resultado de nossa estratégia de exploração bem-sucedida de foco em brownfield e perfuração de preenchimento, e reforça nossa crença de que será uma mina de longa vida. Em 2023, planejamos continuar avançando com o trabalho de perfuração no

programa em Babaçu e no gap de mineralização Link e Ambrex, e esperamos expandir a jazida de Babaçu a noroeste, potencializando ainda mais os Recursos Minerais”, disse Ignacio Rosado, CEO da Nexa Resources.

Ele diz que Aripuanã é uma das poucas novas minas de zinco construídas recentemente no mundo. “Começamos a construir em meados de 2022 e os trabalhos continuarão em 2023. Esperamos atingir a capacidade total da fábrica no segundo semestre de 2023”, concluiu Rosado. Aripuanã é uma mina subterrânea de polimetálicos e unidade de processamento de concentrado localizada em no estado de Mato Grosso, produzindo zinco, cobre, chumbo, prata e ouro.

 

Cerro Lindo tem atividades suspensas

 

A Nexa comunicou também a suspensão da produção da mina Cerro Lindo, devido a níveis incomuns de chuvas fortes e rios transbordando causados pelo ciclone Yaku. O fenômeno tem afetado a região, assim como outras partes do país.

A mina subterrânea da Nexa recebeu mais água do que poderia bombear para a superfície, e acabou inundada parcialmente em alguns níveis mais subterrâneos da mina. O acesso rodoviário também foi comprometido.

A Nexa está monitorando e avaliando de perto a situação à medida que ela se desenvolve e está tomando todas as devidas precauções para garantir a segurança de seus funcionários, contratados e comunidades.

Cerro Lindo produz aproximadamente 233 toneladas diária de zinco. A produção ainda não foi impactada no mês até o momento. A Nexa espera retomar a produção nos próximos dez a doze dias, sujeito ao processo de desidratação na mina subterrânea e o impacto das chuvas em outras áreas da operação. O impacto potencial no guidance de 2023 e seus resultados estão sob revisão.

Direto da Fonte