Mineradoras criam nova associação no Brasil

26/04/2023
Entidade entregou uma Carta de Compromissos com a sociedade, onde destaca o compromisso com o desenvolvimento sustentável

 

Em evento realizado na cidade de Belo Horizonte no dia 24 de abril, foi lançada a Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF). O lançamento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Estiveram presentes no evento também o superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wanderley Salgado de Paiva, que representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a diretora-executiva do Centro de Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes; o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; a deputada federal Greyce Elias, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o senador Wilder Morais; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Flavio Boson Gambogi; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo; além de deputados federais e estaduais, prefeitos de municípios mineiros, diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), representantes de mineradoras, diretores da AMF e demais autoridades.

A AMF é apresentada como uma entidade de classe criada com objetivo de unificar esforços e compartilhar conhecimentos no setor de mineração, além de ampliar o diálogo com a sociedade em busca do desenvolvimento sustentável. A entidade entregou uma Carta de Compromissos com a sociedade, onde destaca o compromisso da AMF com o desenvolvimento sustentável e a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Os pilares de ações a serem adotados pelas mineradoras associadas para melhorar seus indicadores de sustentabilidade estarão focados nos 17 objetivos da ODS, bem como nos planos de Implementação específicos, com metas robustas e auditáveis”, diz a Carta. Alguns dos pontos do documento citam a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, água potável e saneamento, e energia limpa e acessível. 

O presidente da AMF, João Alberto Paixão Lages, disse que a informação clara é fundamental para que a população entenda a importância da atividade mineral. “Nosso mantra é a mineração responsável, que preserva o meio ambiente, os recursos hídricos e recupera as nascentes. Nosso propósito é construir e contribuir para um mundo melhor. Nesse momento, temos um marco histórico. Inauguramos a AMF, com objetivos claros, concretos e cristalinos consoantes com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, avaliou a força da indústria mineral brasileira como indutora de geração de riquezas ao País, emprego e renda. “Temos uma imensa responsabilidade, não só no Ministério de Minas e Energia, mas também de todas as mineradoras, com o desenvolvimento sustentável do país”, frisou.

Direto da Fonte