Homerun Brasil assina contrato para produzir areia industrial

13/12/2023
A Homerun vai explorar areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, localizadas no município de Belmonte

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da assinatura do contrato com a empresa Homerun Brasil Mineração Ltda, subsidiária da canadense Homerun Resources Inc. A cerimônia aconteceu na sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) no último dia 11 de dezembro. Além do governador, também estiveram presentes durante o ato o vice-governador, Geraldo Júnior, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o CEO da Homerun, Brian Leeners, o presidente do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Zhiwen Ma, entre outras autoridades e personalidades do setor.

A Homerun vai explorar areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, localizadas em Santa Maria Eterna, no município de Belmonte. “Hoje estamos fazendo um ato extremamente importante, pois nós estamos dando um salto ao longo deste processo da transição energética. Com essa decisão, estamos reconhecendo a importância vital desse empreendimento para o desenvolvimento da economia baiana. Seguimos alinhados às práticas de tecnologia verde, sendo que o projeto se concentra na produção ambientalmente responsável de sílica, que é evidenciado ao observar o uso de água reciclável e a eliminação de resíduos químicos e biológicos”, concluiu Carballal.

A Homerun vai estabelecer em Ilhéus uma planta de beneficiamento que transformará a sílica in natura em sílica de alta pureza. No Porto de Aratu, a empresa vai concentrar esforços na fabricação de células solares, um produto que tem o potencial de duplicar a capacidade de energia das placas fotovoltaicas. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 300 milhões, podendo chegar a mais de R$ 1,5 bilhão, e a implementação de unidades fabris resultará na geração de 1.700 empregos na Bahia, podendo chegar até 3.000.

O governador Jerônimo Rodrigues comemorou a assinatura do contrato com a Homerun Brasil Mineração Ltda. “Uma ação como esta que estamos fazendo aqui hoje, iniciada já há alguns meses, é consolidada com a autorização para que a CBPM possa firmar um termo de cooperação técnica para realizar pesquisas e outras ações junto à Homerun, mas de fato a exploração acontecerá em 2026. Nós entendemos muito bem isso. É assim com a Sílica e será assim com outros minérios. Mas quero testemunhar aqui a necessidade que um Estado tem de elaborar um plano e uma política de minério, consolidado com uma política nacional e internacional”, concluiu o governador Jerônimo Rodrigues.

Direto da Fonte