EuroChem produz primeiro lote de Fosfato Monoamônico em Serra do Salitre
A EuroChem informa que concluiu a fabricação do primeiro lote de fertilizantes MAP (Fosfato Monoamônico) a partir do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, inaugurado há pouco mais de dois meses. A unidade lançou a segunda linha de granulação e, agora, além da produção de superfosfato simples (SSP), superfosfato triplo (TSP) e ácido sulfúrico, o complexo também produz o fertilizante MAP, uma fonte altamente eficiente de nitrogênio e fósforo em uma forma disponível para as plantas. Até o momento, foram produzidas 1.200 toneladas de MAP, um insumo essencial para várias culturas de grãos como soja, algodão, café, frutas cítricas e feijão.
Conforme a empresa, o início da produção ocorre pouco mais de dois meses após a inauguração da planta industrial, instalada numa área de 20 milhões de metros quadrados e que possui capacidade produtiva de um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o que representa 15% da produção nacional do insumo. A unidade também é o primeiro projeto verticalizado da empresa que integra atividades de mineração, beneficiamento, produção e distribuição de fertilizantes, fora da Europa.
De acordo com o Diretor de Operações da EuroChem, David Crispim, a INCRO, licenciadora espanhola de produção de MAP, participou dos processos de completação mecânica e comissionamento, assessorando a planta nesta fase fundamental da unidade. “O primeiro lote é sempre um desafio em função da necessidade de integração de inúmeros processos industriais e equipes, de forma geral. A produção de MAP simboliza o início da fabricação integrada em Salitre, um passo importante para a EuroChem e para o crescimento de produção de fertilizantes no Brasil”, afirma Crispim.
A EuroChem ocupa posição de liderança global do segmento de fertilizantes, sendo um dos únicos produtores dos três principais macronutrientes da agricultura: nitrogênio, fósforo e potássio. O Grupo está verticalmente integrado com atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes, atuando da mina à mesa e empregando mais de 30 mil pessoas em instalações de produção na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS). Seus produtos estão em mais de cem países.
Na América do Sul, além da unidade de Salitre, a empresa tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário; e, na Argentina, com a EuroChem Emerger Fertilizantes.