Dinheiro de minério apreendido deve ajudar Yanomami
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) deve destinar à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) cerca de R$ 6,6 milhões em leilão de minério de cassiterita a ser realizado. A ação visa contribuir para reverter a situação de miséria da Terra Indígena Yanomami, onde foi declarada situação de emergência em saúde pública nacional em janeiro.
O leilão do minério apreendido será realizado pela ANM no dia 24 de fevereiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (CREA-RR), às 10h. Serão 78 lotes de minério de cassiterita, totalizando 445,08 toneladas de minério. Os interessados em participar deverão se habilitar presencialmente, conforme edital publicado pela ANM. “O MME segue exercendo ações para melhorar o atendimento da saúde. Foram instaladas placas solares para reforçar o fornecimento de energia e agora os valores arrecadados no leilão deverão ser destinados a atender a situação de emergência declarada na região”, afirma o ministro.
O Ministério de Minas e Energia continua atuando para garantir o fornecimento de energia elétrica na Terra Indígena Yanomami. Em atendimento ao Ministério da Saúde e à Funai, o MME solicitou a instalação de equipamentos de energia solar com baterias a fim de melhorar as condições de atendimento nos postos de saúde da região. A ação está atendendo as Bases de Saúde de Surucucu e Auaris e as Bases de Proteção Etnoambiental de Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena.