Projeto sobre fosfato e terras-raras em Roraima

09/01/2024
O documento concentra informações resultantes da prospecção regional para fosfato e terras-raras na rAmazônia ocidental

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibilizou recentemente o projeto Geologia e Avaliação do Potencial para Fosfato e Elementos Terras-Raras da Região de Campos Novos (RR). O documento concentra informações resultantes da prospecção regional para fosfato e terras-raras na região da Amazônia ocidental e está acessível no https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/24598.

O objetivo do projeto é definir fontes potenciais para essas commodities, além de apontar ambientes apropriados para obtenção de insumos para a indústria de fertilizantes (fosfato) e para a indústria de baixo carbono (terras-raras) na região central de Roraima.O estudo mostra a relevância de Roraima, dada a sua localização no extremo norte do Brasil e as dificuldades logísticas enfrentadas, agravando a escassez de insumos para o setor agrícola. O projeto quer contribuir não apenas para atender à demanda brasileira por novos insumos agrícolas e tecnológicos, mas também para enfrentar os desafios específicos dessa região.
O lançamento do relatório reitera o compromisso do SGB com a política governamental de incentivar iniciativas em todas as regiões geográficas do País. Além de contribuir para o aumento do conhecimento geológico, ele estimula investimentos no setor mineral, promovendo a mineração e respaldando decisões de investidores, tanto privados quanto públicos, em áreas onde a necessidade é premente, como é o caso de Roraima.

Direto da Fonte