PF combate mineração ilegal na Bahia e Pernambuco

17/01/2024
Há mandados de busca e apreensão, em Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, e Petrolina (PE)

 

A Polícia Federal deflagrou, em 17 de janeiro, a Operação Gameleira com o objetivo de desarticular grupo criminoso que vem, reiteradamente, praticando os crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros, na região de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos, na Bahia.

Mais de 70 policiais federais estão cumprindo mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional (INTERPOL) e mandados de busca e apreensão, nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, e Petrolina (PE). As investigações revelaram que os proprietários de uma fazenda em Jaguarari, local com diversos pontos de garimpo, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde na propriedade rural por garimpeiros da região, sem qualquer autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental, mediante o pagamento de valores. Em seguida, o mineral era exportado para a China, através do Porto de Salvador, em contêineres. Os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

Direto da Fonte