Dez anos de operações do LTQ em Cubatão

10/03/2022
Os aços produzidos no LTQ proporcionam atender a demandas do setor automotivo e da indústria de óleo e gás.

 

A Usiminas celebra os dez anos de operações do Laminador de Tiras a Quente (LTQ) instalado na usina de Cubatão (SP). Fruto de R$ 2,5 milhões de investimentos, o laminador atingiu, em 2021, produção recorde de 2 milhões de toneladas. Desde 2012, o LTQ totaliza mais de 13 milhões de toneladas produzidas para atender, principalmente, a mercados de maior valor agregado.

Os aços produzidos no LTQ proporcionam inovações tecnológicas que permitem à Usiminas atender a demandas do setor automotivo, com aços mais resistentes e leves que contribuem para um menor consumo de combustível, à indústria de óleo e gás, com aços que possuem maior capacidade de deformação. Além disso, a Usiminas atende também áreas como a construção civil, o agronegócio, de implementos rodoviários, entre outros. São tipos de aço de alto valor agregado que anteriormente eram importados pela indústria nacional e passaram a ser atendidos pela Usiminas.

 “A implantação do LTQ é um marco para a indústria nacional, que evidencia o foco da Usiminas em inovação, qualidade e modernização tecnológica. Somos referência nos mercados interno e externo na instalação de processos que geram segurança e valor agregado para o setor do aço”, afirma Sergio Leite, presidente da Usiminas. Os dez anos de operações do LTQ da Usina de Cubatão foram comemorados ontem, 8 de março, em encontro ocorrido entre o presidente da empresa, Sergio Leite, colaboradores, representantes da Comunidade e do Poder Público como o prefeito de Cubatão, Ademário Silva.

Direto da Fonte