Concluída recuperação e consistência de Alta Floresta

12/07/2023
O mapeamento geológico e o levantamento geoquímico regional abrangeram uma área de aproximadamente 72 mil km2

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por intermédio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), concluiu a recuperação e consistência dos dados de geoquímica prospectiva do projeto Província Mineral de Alta Floresta (Promin), realizado pela equipe de consistência, na parte norte de Mato Grosso e sudoeste do Pará.

O mapeamento geológico e o levantamento geoquímico regional e estudo dos principais depósitos de ouro abrangeram uma área de aproximadamente 72 mil km2, envolvendo Vila Guarita, Ilha 24 de Maio, Alta Floresta e Rio São João da Barra, com o objetivo de realizar o conhecimento geológico e metalogenético da região de Alta Floresta, uma das principais províncias auríferas brasileiras. Na região, cerca de 125 toneladas de ouro foram extraídas entre 1980 e 1998, por meio de atividade garimpeira.

O projeto identificou 2.682 amostras consistidas, sendo 1.272 de sedimento de corrente, 1.159 de concentrado de bateia e 251 de rocha e seus respectivos resultados analíticos. Embora o Promin Alta Floresta tenha sido publicado em 2005, seus dados não foram contemplados na Base de Dados Institucional, estando estes disponíveis até então em formato analógico. A coordenadora do projeto, Alessandra Moreira, disse que a consistência de dados visa, além de preservar o acervo científico, garantir acesso ao conhecimento propriamente dito, seja recuperando informações perdidas ou não integradas ao processo histórico de aquisição, seja agindo na conferência qualiquantitativa da coleção integral das informações novas e antigas. “A busca pela integridade dos dados que devem ser disponibilizados ao público em geral, por si só já define a importância e motivação do trabalho executado. Com o avanço da era da informação, alicerçada pelo mundo digital, a sociedade, em seus diversos segmentos, tem cada vez mais procurado informações sob demanda, o que evidencia a necessidade da garantia da integridade dos dados armazenados em banco, bem como sua estruturação”, ressaltou.

A recuperação dos dados do Promin Alta Floresta, por meio do projeto de consistência, considerou a herança do conhecimento geológico e dos recursos minerais para o fomento de novas pesquisas na região de Alta Floresta. O resultado pode ser acessado na página do Serviço Geológico do Brasil, na plataforma GeoSGB ou no Repositório Institucional de Geociências (RIGEO).

Direto da Fonte