Com crise de mercado, Centaurus Metals decide mudar Projeto Jaguar

01/03/2024
Estudo de Viabilidade agora se baseia num projeto inicial de níquel somente concentrado. Refinaria fica para depois.

 

A Centaurus Metals informa que tem monitorado a mudança dramática nas condições do mercado de níquel ao longo dos últimos meses, principalmente como resultado do aumento da oferta da Indonésia, com uma mudança correspondente na dinâmica subjacente de oferta e demanda. O preço do níquel na LME caiu mais de 36% no ano passado, de cerca de US$ 25.000/t para mínimos recentes abaixo de US$ 16.000/t, forçando uma série de fechamentos de minas em todo o mundo em ambientes de alto custo, inclusive na Austrália, e eliminando o prêmio que estava anteriormente disponível para a produção de sulfato de níquel.

Como resultado deste cenário de mercado significativamente alterado, o Conselho da Centaurus decidiu reformular o atual Estudo de Viabilidade – adiando as partes do estudo relacionadas com um projeto de sulfato de níquel a jusante totalmente integrado e concentrando-se, em vez disso, na conclusão do Estudo de Viabilidade com base num projeto inicial de níquel somente concentrado. “O desenvolvimento de uma possível refinaria a jusante poderá ser considerado no futuro, quando as condições de mercado melhorarem. O trabalho em curso do Estudo de Viabilidade sugere que esta abordagem terá um custo de capital significativamente mais baixo em comparação com um projeto integrado e garantirá que o Projeto Jaguar permaneça robusto e deverá proporcionar fortes retornos financeiros ao longo do ciclo de preços das mercadorias. Também leva em conta as perspectivas significativamente mais desafiadoras para o níquel do que quando o Estudo de Viabilidade para um produto downstream de valor agregado foi iniciado”, informa a empresa.

A Centaurus Metals acrescenta que “isto é particularmente importante dado o recente declínio no sentimento dos investidores em relação às empresas de níquel listadas na ASX e o impacto que isso teve em todas as capitalizações de mercado e opções de financiamento das empresas de níquel no setor. O foco da Centaurus sempre foi entregar o valor máximo do Projeto Jaguar, minimizando, sempre que possível, a diluição do capital e o risco para os acionistas existentes. Dadas as recentes mudanças no mercado de níquel, o Conselho considera que a prossecução de um projeto downstream maior, mais intensivo em capital e com riscos técnicos elevados não é consistente com este objetivo no momento”.

De acordo com a empresa, o Conselho “acredita firmemente que uma abordagem inicial apenas concentrada no Projeto produzirá resultados consistentes com os seus objetivos principais de maximizar o valor, minimizar a diluição do capital para os acionistas existentes e alcançar os melhores retornos ajustados ao risco possíveis. A Empresa mantém total opção de desenvolver a segunda fase downstream do Projeto no futuro, quando apoiada pelas condições de mercado e à medida que o mercado de níquel Classe 1 com baixas emissões de carbono amadurece para apoiar a inclusão de um prêmio verde genuíno em sua estrutura de preços”.

A empresa também informa que grande parte do trabalho para um estudo de viabilidade no projeto de concentrado já foi concluído como parte dos fluxos de trabalho existentes e permanecerá conforme projetado atualmente, incluindo o plano de mina, layout do local, fluxograma de processo e especificação do produto concentrado.

Para concluir o Estudo de Viabilidade do Concentrado, a Ausenco pretende concluir as atividades de trabalho necessárias até o final de março. A Centaurus poderá, então, concluir a modelagem financeira necessária e estima que poderá divulgar o Estudo de Viabilidade do Concentrado até o final de junho de 2024.

Simultaneamente à conclusão do trabalho do Estudo de Viabilidade do Concentrado, a empresa continuará com seu processo de parceria estratégica, apoiado pelo Standard Chartered Bank, para avaliar opções de parceria e financiamento para o Projeto revisado. Conforma a Centaurus, muitos grupos manifestaram forte interesse no Projeto Jaguar e no fornecimento de um produto concentrado de sulfeto de níquel com baixas emissões de carbono do Projeto, dadas as crescentes preocupações dos usuários finais em torno da crescente dependência da Indonésia para o fornecimento futuro de níquel.

“As mudanças que vimos no espaço do níquel nos últimos meses não podem ser subestimadas. Embora acreditemos que os preços do níquel tenham ultrapassado o lado negativo e possam se recuperar muito mais rapidamente do que algumas previsões de mercado sugerem, com o crescimento da oferta agora desacelerando significativamente, também queremos ser prudentes e preservar o máximo valor e opcionalidade para nossos acionistas, ao mesmo tempo em que oferecemos um capital atraente e mais baixo. Um projeto com menor concentração de CAPEX, com menor risco técnico e menor custo de capital no mercado atual, proporciona um melhor resultado para nossos acionistas. Quando vemos o trabalho excepcional que está sendo feito pela Ero Copper em seu concentrador de cobre de 4 Mtpa em Tucumã, a apenas 40 km da Jaguar, temos muita confiança no que seremos capazes de entregar com um concentrador de tamanho semelhante na Jaguar. Continuamos convencidos de que a Jaguar, que abriga recursos de quase um milhão de toneladas de níquel contido, é um dos três principais projetos de desenvolvimento de sulfeto de níquel em todo o mundo, que prevemos que se tornará uma fonte cada vez mais importante de fornecimento de níquel de baixo carbono, especialmente para o Indústria ocidental de baterias EV”, disse Darren Gordon, Diretor Gerente da Centaurus Metals.

Direto da Fonte