Aura vai recomprar ações e BDRs na TSX e B3

14/03/2024
Objetivo de recompra de ações visa agregar mais valor para os acionistas.

 

A Aura Minerals comunicou que a Bolsa de Valores de Toronto (TSX) aceitou a notificação de intenção da mineradora para lançar um Programa de Recompra de Ações no Canadá (Normal Course Issuer Bid ou "NCIB") para as suas ações ordinárias emitidas e em circulação, listadas na TSX. A Aura lançou também um programa de recompra de seus Certificados de Depósito de Valores Mobiliários (BDRs) listados na B3 S.A. para a recompra de BDRs pela companhia, suas subsidiárias ou veículos de investimento. “Ao longo dos últimos três anos, a Aura tem se destacado como uma das maiores pagadoras de dividendos do setor, ultrapassando em determinados momentos até mesmo a nossa política interna. Isto ao mesmo tempo em que a empresa apresenta um crescimento substancial de sua produção e melhora contínua de seus ativos. O restabelecimento do programa de recompra de ações e BDRs é mais uma forma de reafirmar nosso compromisso de buscar a maior geração de valor para nossos acionistas”, disse Rodrigo Barbosa, Presidente e Diretor-Presidente da Aura.

Com o NCIB, a Aura pode, se considerar aconselhável e de tempos em tempos, recomprar através dos recursos da TSX e/ou de sistemas de negociação alternativos no Canadá, até um total de 2.261.426 ações ordinárias (com exceção de BDRs), o que representa 10% dos títulos em circulação (“public float”, dentro do significado das normas da TSX) na data base de 6 de março de 2024, observados os termos e limitações normais deste tipo de programa. A Aura pode iniciar as compras de ações ordinárias segundo o NCIB a partir de 18 de março de 2024, e o NCIB permanecerá em vigor até o que ocorrer primeiro entre: (i) a data-limite de 17 de março de 2025, (ii) a data em que Aura adquirir o número máximo de Ações Ordinárias estabelecido no NCIB, e (iii) a data em que a Aura notificar a TSX por escrito do encerramento do NCIB.

A TSX estabelece que a Aura poderá comprar até 2.657 ações ordinárias durante qualquer dia de negociação, o que representa 25% do volume médio diário negociado na TSX durante os seis meses encerrados em 29 de fevereiro de 2024, de 10.631 ações ordinárias, excluindo-se as compras feitas de acordo com a exceção para compras em bloco. O número efetivo de ações ordinárias que podem ser adquiridas de acordo com o NCIB e o momento das compras será determinado pela administração da Companhia, sujeito à legislação aplicável e às normas da TSX. A previsão é que as compras das ações, de acordo com o NCIB, sejam feitas pela Scotia Capital Inc. por meio dos recursos da TSX ou de outros meios permitidos (inclusive por meio de sistemas de negociação alternativos no Canadá), ao preço de mercado vigente ou conforme outras formas permitidas. Ações Ordinárias adquiridas pela Aura de acordo com o NCIB serão canceladas ou mantidas como ações de tesouraria; desde que satisfeitas as condições estabelecidas nos documentos constitutivos da Companhia. A Aura poderá estabelecer um plano de compra automática de ações (um "ASPP") com uma corretora designada para permitir a compra de ações ordinárias segundo o NCIB nos momentos em que a Companhia normalmente não teria permissão para comprar ações devido a restrições regulatórias ou períodos de blackout autoimpostos.

Já o Programa de Recompra de BDRs na B3 permite à mineradora adquirir periodicamente por 12 meses até um total de 2.261.426 BDRs (menos o número de Ações Ordinárias adquiridas de acordo com o NCIB da TSX), representando 10% dos títulos em circulação (“public float”, dentro do significado das normas da TSX) na data base de 6 de março de 2024. A previsão é que as compras de BDRs no âmbito do Programa de Recompra sejam feitas pelo BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. por meio da B3.

O Programa de Recompra de BDR não tem por objetivo descontinuar o programa de BDR da Companhia, nem cancelar o registro da Aura na CVM como um emissor estrangeiro registrado como companhia de capital aberto categoria "A".

Em 6 de março de 2024, a companhia contava com 72.237.003 ações ordinárias e 22.614.260 Ações Ordinárias em circulação ("public float", dentro do significado das normas da TSX). A Aura acredita que as compras sejam em seu melhor interesse e constituem uma utilização desejável dos seus recursos financeiros. O limite para recompras dentro do NCIB e do Programa de Recompra de BDR é um limite agregado combinado, representando, no total, 2.261.426 Ações Ordinárias ou 10% das ações em circulação em 6 de março de 2024. Os registros da Companhia também podem ser acessados na SEDAR+ em www.sedarplus.ca, na CVM em www.gov.br/cvm e na B3 em www.b3.com.br.

 

Direto da Fonte