SGB abre licitação para levantamentos aerogeofísicos no Brasil

06/12/2024
A licitação, na modalidade de pregão eletrônico, contempla a contratação de serviços especializados para aquisição e processamento de dados aerogeofísicos, que totalizam um milhão de km lineares

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) abriu processo de licitação para levantamentos aerogeofísicos no Brasil por meio do Portal de Compras do Governo Federal. O SGB acredita que tais levantamentos são cruciais para fomentar as pesquisas que levem à descoberta de depósitos minerais estratégicos para a transição energética, incluindo lítio, terras raras, cobalto, grafita, níquel e cobre.  O edital pode ser conferido no https://pncp.gov.br/app/editais/00091652000189/2024/131. 

A licitação, na modalidade de pregão eletrônico, contempla a contratação de serviços especializados para aquisição e processamento de dados aerogeofísicos, que totalizam um milhão de km lineares, divididos entre três arranjos (Mag+Gama+Grav; EletroMag+Grav; Grav+Grav). “A aplicação dessas metodologias modernas permitirá que o Brasil avance na identificação e exploração de minerais críticos para o mundo, apoiando a transição para uma economia descarbonizada e fortalecendo sua posição no cenário global de mineração”, ressalta o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira.

Com a retomada dos investimentos em aerolevantamentos geofísicos, o SGB oferecerá ainda mais insumos fundamentais para diversos projetos, que ampliarão o conhecimento geológico, contribuindo para uma mineração mais segura e sustentável. Os levantamentos aerogeofísicos integram metas do Plano Nacional de Mineração 2030/2050, do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) e do Plano Plurianual da União (PPA), reafirmando o compromisso do SGB com o desenvolvimento mineral sustentável no Brasil.