Venda recorde de quase 40 mil máquinas em 2022

05/12/2022
É também 19,6% maior que o melhor resultado – em 2013, quando foram vendidos 33,4 mil equipamentos. 

 

O estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) indica que o mercado deve comercializar 39,9 mil unidades de máquinas da linha amarela (movimentação de terra) em 2022, volume superior aos 33,1 mil máquinas vendidas no último ano. É também 19,6% maior que o melhor resultado – em 2013, quando foram vendidos 33,4 mil equipamentos. 

O crescimento sustentável do setor começou em 2017 e o resultado deste ano se deve ao aumento e à substituição de frota tanto das construtoras como das locadoras para atender às demandas nas áreas de infraestrutura, construção pesada, agronegócio, mineração e florestal. As concessões, os investimentos em reubarnização, a entrada de novos players no segmento do rental, a continuidade das obras residenciais, comerciais e industriais e das exportações e produção do agro nacional são algumas razões que explicam o recorde desse mercado. O destaque de 2022 é a alta nas vendas da linha amarela: pás carregadeiras (26%, com 10,2 mil unidades), escavadeiras hidráulicas (24%, com 11,9 mil) e retroescavadeiras (18%, com 9,3 mil). O levantamento aponta ainda incremento de 19% para as motoniveladoras e de 20% para os tratores de esteira. O índice negativo fica com os caminhões fora de estrada, que registraram redução de 53% nas unidades vendidas. 

A categoria “demais equipamentos”, que engloba guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto, também prevê um crescimento de 47% ante 2021, com 7,2 mil unidades comercializadas, com destaque para o aumento de 94% nas vendas de plataformas elevatórias. 

O relatório da Sobratema mostra ainda que os equipamentos para concreto estão em ascendência, mesmo com a retração nos últimos meses das vendas de cimento. A comercialização de autobomba com mastro de distribuição deve registrar uma elevação de 186% neste ano ante 2021, enquanto as vendas de bombas estacionárias rebocáveis devem crescer 65% em 2022. Por outro lado, os caminhões betoneira devem sofrer uma baixa de 6% nas vendas.

Em relação à comercialização de caminhões rodoviários e tratores pesados de pneus demandados na construção, a previsão é de crescimento de 39% e 15% neste ano, respectivamente, perante o ano anterior. Com as categorias de equipamentos alcançando vendas expressivas, o Estudo de Mercado da Sobratema estima que as vendas totais de máquinas para construção devem aumentar 27% em 2022 sobre o último ano, alcançando 65,1 mil unidades comercializadas neste ano contra 51,1 mil unidades no ano anterior.

Para 2023, o levantamento estima um crescimento nas vendas da ordem de 4% tanto para o segmento de máquinas da linha amarela como todo o setor de equipamentos para construção. Editado desde 2007, o Estudo realizado pela Sobratema retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. A compilação e análise dos dados contam com a consultoria de Mario Miranda.

Direto da Fonte