Status de sumidouro identificado em julho não muda

20/08/2022
As operações de mineração na mina de Alcaparrosa permanecem suspensas e a empresa afirma estar colaborando com as investigações.

 

A Lundin Mining Corporation continua o monitoramento e análise técnica para identificar os fatores que levaram à formação de um sumidouro próximo à mina de Alcaparrosa, na operação Minera Ojos del Salado da companhia, no Chile, em 30 de julho de 2022. Em apoio à investigação em andamento, a Lundin continua o trabalho com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) para coletar e analisar dados geofísicos, geotécnicos e hidrogeológicos. Para isso, a Lundin mobilizou recursos como tecnologia sofisticada e especialistas para orientar esse processo investigativo. 

A Lundin Mining informa que está fornecendo atualizações regulares aos membros da comunidade, representantes sindicais e outras partes interessadas, e expressou sua total disposição em colaborar com os procedimentos investigativos iniciados pelo regulador ambiental nacional, Superintendencia del Medio Ambiente (SMA), o Ministério Público de Atacama (PDI) e uma mesa de trabalho interministerial a ser formada, conforme anunciado pelo Ministro de Minas.

As operações de mineração na mina de Alcaparrosa permanecem suspensas e o status do sumidouro não mudou materialmente desde a detecção. “Mais informações serão fornecidas conforme os eventos justifiquem, inclusive após o resultado da investigação sobre a causa”, afirma a Lundin Mining.