CONTEÚDO APRESENTADO POR:

SGB-CPRM relata pesquisa sobre potencial

03/09/2021
Além de estudos sobre o uso dos remineralizadores, o SGB-CPRM pesquisa potencialidades para produção de fosfato e potássio.

 

O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), ex-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, reuniu-se com a diretoria do SGB-CPRM, em Porto Alegre (RS), para tratar sobre os projetos desenvolvidos sobre remineralizadores. Além de estudos sobre o uso dos remineralizadores, visando à importância da produção nacional de fertilizantes, o SGB-CPRM pesquisa potencialidades para produção de fosfato e potássio, insumos essenciais para produção agrícola. 

O diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago apresentou um panorama dos estudos sobre minerais usados na agricultura no Brasil, e relatou sobre pesquisas em fase final elaboradas em solo gaúcho sobre agrominerais. Os projetos são desenvolvidos em parceria com a Embrapa.

O deputado federal também conheceu os resultados do projeto Ametista, recentemente lançado pela empresa do governo federal, que apresenta um modelo prospectivo para produção de ametistas na fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul. O estudo pode ampliar a produção em uma região ainda inexplorada no estado, que é líder mundial na exportação de ágatas e ametistas. A reunião também foi acompanhada pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio; o diretor de Infraestrutura Geocientífica, Paulo Romano; o superintendente do SGB-CPRM em Porto Alegre, Alexandre Trevisan; a assessora parlamentar Sabrina Góis; a gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), Carla Klein e o assistente da Gerência de Administração e Finanças da Sureg-PA, Celso Araújo Bins.