Serviço de Geologia declara perímetro de segurança

01/09/2022
O sumidouro representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas e o acesso ao perímetro foi restringido.

 

O Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da Região do Atacama decidiu declarar um Perímetro de Segurança, com base nas informações apresentadas pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração (SERNAGEOMIN), que estabeleceu uma zona de alto risco para a geração de subsidência e /ou rachaduras, no entorno da Mina Alcaparrosa, localizada no município de Tierra Amarilla, Região do Atacama. 

O sumidouro representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas e o acesso ao perímetro foi restringido. Será feita também a mobilização de recursos e capacidades de sistemas locais, que serão reforçados pelos níveis regional e nacional do Sistema Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, em etapas e conforme necessário.

Em resposta ao afundamento ocorrido em 30 de julho de 2022 nas instalações da Mina de Alcaparrosa, localizada no município de Tierra Amarilla, Região do Atacama, o SERNAGEOMIN avaliou o referido fenômeno e também a área de rachaduras próximas a ele, resolvendo por meio de Ofício n.º 2.131, de 23 de agosto de 2022, que o referido polígono se configura como área de alta periculosidade para a geração de subsidências e/ou fissuras. 

Por sua vez, a Direção Regional do ONEMI Atacama mantém um Alerta Prévio em vigor desde 22 de agosto por ameaça de subsidência, para o município de Tierra Amarilla, Região de Atacama.

Até o momento já foram realizadas reuniões de coordenação com a Delegação Presidencial Regional e as diversas instituições relacionadas com a emergência, no âmbito do Comité Regional, para além de Mesas-Redondas Técnicas, com a participação do Ministro das Minas e das áreas técnicas setoriais, tanto da Delegação Presidencial Regional, como do Governo Regional, ONEMI, SEREMI de Minas, Ambiente e SERNAGEOMIN.