Projeto Tucumã, da Ero Copper, começa a operar no terceiro trimestre

12/06/2024
A estimativa total do custo de capital direto para a conclusão do Projeto permanece inalterada, em aproximadamente US$ 310 milhões.

 

A Ero Copper informa que recebeu a Licença de Operação (LO) para o Projeto Tucumã, que é o último marco remanescente de licenciamento para operação comercial. Com a conclusão física em aproximadamente 99%, o comissionamento está bem avançado e mais de 90% do pessoal operacional contratado e treinado. A produção do primeiro concentrado está prevista para o início do terceiro trimestre de 2024. A estimativa total do custo de capital direto para a conclusão do Projeto permanece inalterada, em aproximadamente US$ 310 milhões.

Todos os equipamentos mecânicos e instalações elétricas do empreendimento foram concluídos e o moinho de bolas foi entregue com sucesso às operações. As atividades de pré-decapagem foram concluídas antes do previsto e as operações completas de mineração foram iniciadas. Até o momento, aproximadamente 110 mil toneladas de minério foram colocadas no estoque da mina, com mais 55 mil toneladas de minério perfuradas e prontas para serem explodidas na mina. A sala de controle de processo, laboratório de processo no local e escritórios administrativos também estão concluídos, enquanto as instalações restantes de tubulação, cabeamento elétrico e instrumentação estão no caminho certo para serem concluídos até o final do segundo trimestre de 2024. 

As atividades de comissionamento continuam progredindo. O Primeiro minério foi alimentado nos britadores primários e secundários, os sistemas de triagem e transporte foram concluídos, com aproximadamente 10 mil toneladas de minério colocadas no estoque de minério britado até o momento.

A Completação mecânica e comissionamento de subcomponentes (lubrificação, sistemas hidráulicos, elétricos, de instrumentação e automação) foram concluídos e já houve a primeira carga através do circuito de moagem, e está quase concluído o comissionamento de flotação e filtração. 

O projeto permanece no caminho certo para atingir a primeira produção e iniciar o ramp-up no início do terceiro trimestre de 2024.  No que se refere a pessoas e segurança, a empresa informa que, até o momento, não houve acidentes com afastamento no projeto, com mais de seis milhões de horas de trabalho concluídas desde 2022. Além disso, todos os cargos de gestão baseados no local foram preenchidos e mais de 90% do pessoal operacional necessário para trabalho em grande escala as operações foram contratadas e totalmente treinadas.  

"Tenho o prazer de anunciar que recebemos nossa licença operacional da SEMAS - a última aprovação regulatória necessária para o início das operações comerciais em Tucumã. Em todas as nossas operações e por toda parte Durante o desenvolvimento do Projeto, o Brasil continuou a demonstrar seu compromisso com o avanço de projetos minerais críticos estratégicos, e o sucesso do Projeto Tucumã é uma prova desse esforço", disse David Strang, CEO. "Com o comissionamento do nosso Projeto Tucumã progredindo bem e a produção do primeiro concentrado marcada para começar no próximo mês, quero destacar o excelente desempenho demonstrado por todas as nossas equipes de construção, comissionamento e operação no local, que recentemente alcançaram mais de seis milhões de horas de trabalho sem perda de tempo no Projeto A Empresa está se aproximando rapidamente de um grande ponto de inflexão, que acreditamos que beneficiará todos os nossos stakeholders nos próximos anos”, concluiu o dirigente. 

Direto da Fonte