Meridian Mining avança para perfuração e engenharia em Cabaçal

23/04/2024
A empresa também informa o lançamento da próxima fase de perfuração de recursos de Santa Helena e da primeira fase de estudos metalúrgicos.

 

A Meridian Mining anunciou a previsão de suas atividades até o final de 2024, em seu avançado projeto VMS de cobre-ouro-prata Cabaçal, em Mato Grosso. Após a conclusão bem-sucedida do recente financiamento de 20,125 milhões de dólares canadenses, a Meridian está agora bem financiada para concluir os programas de perfuração e engenharia necessários para o Estudo de Pré-Viabilidade (PFS) da Mina Cabaçal. A empresa também informa o lançamento da próxima fase de perfuração de recursos de Santa Helena e da primeira fase de estudos metalúrgicos. Paralelamente aos programas Cabaçal e Santa Helena, os programas contínuos de exploração de cobre e ouro da Meridian testam a prospectividade do grande cinturão Cabaçal. A perfuração continua e os resultados dos ensaios estão pendentes.

“Com o fechamento do financiamento institucional, proporcionando um balanço forte, estamos agora acelerando vários programas em nosso projeto avançado Cabaçal Cu-Au-Ag VMS. Depois que a chuva impactou o primeiro trimestre, estamos mobilizando mais plataformas para fechar rapidamente e entregar o banco de dados de furos de sondagem da Mina Cabaçal ao nosso QP (Qualified Person) no início do terceiro trimestre, com Santa Helena seguindo no final do trimestre”, disse Gilbert Clark, CEO da Meridian. Para completar, a Meridian terá em breve cinco sondas girando, sendo três delas em turno duplo, divididas entre as duas jazidas. “Para o PFS de Cabaçal, estamos trabalhando com nossos grupos de engenharia para avançar nos estudos de mineração, metalurgia, geotecnia e outros para levar a produtividade da usina de 2,5 milhões de toneladas por ano para os anos 1 a 4, e depois expandir para 4,5 milhões de toneladas anuais. Em Helena, nossas equipes de geologia e geofísica têm modelado e refinado a mineralização Au-Cu-Ag e Zn para esta próxima fase de perfuração. Duas sondas de baixo impacto irão em breve perfurar este depósito, inclusive visando os múltiplos condutores geofísicos fortes fora do poço”.

A Meridian prevê avançar as atividades de exploração através de programas geoquímicos e geofísicos, para ajudar na perfuração destes prospectos ao longo de 2024. À medida que a empresa continuar a avaliar e validar registos históricos, a Meridian crê em uma vantagem inexplorada, para além do que se pensava. A Meridian tem ainda Cabaçal e Santa Helena por delimitar.

Direto da Fonte