ICMM faz parcerias para alcançar ODS e metas de Paris

24/05/2023
O trabalho explorará como minerais e metais podem desempenhar papel central em uma economia circular

 

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) firmou parcerias com o Columbia Center on Sustainable Investment (CCSI), a Enel Foundation e a Circle Economy para investigar o papel do setor de mineração e metais na aceleração de uma economia circular global que contribua para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas do Acordo de Paris. O trabalho conjunto entre ICMM, CCSI e a Fundação Enel explorará as condições necessárias que permitiriam que minerais e metais desempenhassem um papel central em uma economia circular global. A parceria vai concentrar as atividades nas cadeias de valor de turbinas eólicas e painéis solares fotovoltaicos (PV) e em quatro materiais principais: alumínio, cobre, silício e aço. Além disso, a pesquisa irá explorar como as mineradoras podem adotar novos conceitos e operações circulares e interagir com a cadeia de valor. O trabalho será baseado em informações e dados obtidos em colaboração com a indústria (por meio de membros do ICMM), formuladores de políticas, investidores, financiadores, instituições de pesquisa e compradores de metais.

A parceria do ICMM com a Economia Circular visa entender melhor o fluxo dos principais minerais e metais de transição que serão abordados na pesquisa inicial com CCSI e a Fundação Enel, e seu uso final em painéis solares e turbinas eólicas nos principais mercados. Espera-se que a pesquisa produza um conjunto claro de indicadores que possam apoiar as mineradoras e outras empresas da cadeia de valor a desenvolver parcerias e oportunidades de negócios que maximizem a circularidade, ao mesmo tempo em que criam valor socioambiental e econômico.

Minerais e metais estão no centro de uma transição energética justa, pois eles alimentarão os sistemas de energia e transporte do futuro e são essenciais para possibilitar uma economia circular global. À medida que as operações de mineração se tornam cada vez mais circulares – trabalhando para eliminar o desperdício, projetando o uso da terra para ser regenerativo para que possa continuar agregando valor à natureza e à sociedade muito depois do fechamento da mina e desenvolvendo iniciativas para recuperar e reaproveitar metais de produtos a jusante – existe a oportunidade de gerar prosperidade para países ricos em recursos e fornecer os materiais duráveis de que o mundo precisa. “Mas, para se tornar verdadeiramente circular, a colaboração e a inovação nas cadeias de valor serão vitais. Precisamos entender quais são as condições necessárias para que esses materiais duráveis sejam recuperados a qualquer momento, quando a sociedade precisar deles. O ICMM está entusiasmado por trabalhar com a CCSI, a Enel Foundation e a Circle Economy para ajudar a resolver os desafios que impedem o progresso e acelerar uma economia circular global em escala”, disse Christian Spano, diretor de Inovação do ICMM.

Para Perrine Toledano, Diretora de Pesquisa e Política, CCSI, a intensidade mineral da transição energética de carbono zero inevitavelmente exigirá uma expansão nas atividades de mineração, mas também exigirá que as mineradoras adotem sistematicamente abordagens de circularidade, com base em uma estratégia abrangente de economia circular. “A CCSI está entusiasmada em colaborar com o ICMM e a Fundação Enel na continuidade de sua pesquisa sobre aspectos econômicos, tecnológicos, jurídicos e políticos para levar as empresas extrativas primárias a responder aos imperativos climáticos e de sustentabilidade mais amplos, reposicionando-se como fornecedores de soluções de materiais”. Silvia Burgos, Pesquisadora Sênior, Fundação Enel, diz que a transição para um futuro com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa e a digitalização de uma população global crescente aumentarão a demanda por minerais e metais. “Ao fazer parcerias em minas e cadeias de valor de materiais, há uma oportunidade para as empresas acelerarem e ampliarem as soluções para aumentar o valor que podem oferecer em termos de progresso social e ambiental combinado com crescimento econômico”.

Jacco Verstraeten-Jochemsen, Líder de Soluções de Negócios, Economia Circular, afirma que a transição para uma economia circular é essencial para alcançar um ambiente seguro e justo para todos. “A transição energética e a mudança para sistemas de energia renovável devem ser um foco central - tanto para mitigar as mudanças climáticas quanto para minimizar a necessidade e o desperdício de minerais valiosos”. O representante da Economia Circular diz ainda que as mineradoras têm um papel fundamental na implementação dos princípios da economia circular na cadeia de valor de energia renovável. “Elas podem minimizar a produção de resíduos, aumentar a eficiência e implementar princípios regenerativos em locais de mineração, além de aplicar a tecnologia, expertise e experiência em gestão de resíduos para outros atores da cadeia de valor que desejam se tornar mais circulares”. Os resultados desta pesquisa devem ser publicados no início de 2024.

Direto da Fonte