China anuncia descoberta de jazida com 1 milhão de toneladas
Uma mina de lítio com quase um milhão de toneladas de reservas foi recentemente descoberta em Yajiang, província de Sichuan, no sudoeste da China, informou a Agência de Notícias Xinhua, um desenvolvimento que ajudará no fornecimento de matéria-prima para o crescente setor de veículos elétricos da China.
A mina de lítio recém-descoberta é o maior depósito de lítio de pegmatito na Ásia, o que foi um avanço importante nos esforços de exploração de lítio da China e ajudará em grande parte a neutralidade de carbono do país, de acordo com o Ministério de Recursos Naturais (MNR) da China. Até o momento, a China detinha aproximadamente 7% dos recursos de lítio identificados no mundo, ocupando a sexta posição, atrás apenas de Bolívia, Argentina, Estados Unidos, Chile e Austrália.
Como um mineral vital que impulsiona o desenvolvimento do novo setor energético, o lítio é amplamente utilizado nos "Três Novos" itens de exportação da China (veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares), que juntos geraram 1,06 trilhão de yuans (US$ 148,89 bilhões) de exportações em 2023, mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas da China. Todos os três produtos usam lítio, e eles têm significado econômico adicional, já que a China tenta se afastar de setores tradicionais, como o imobiliário, para impulsionar o crescimento a longo prazo. Em termos de veículos acabados, a BYD, com sede em Shenzhen, superou a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
A distribuição dos recursos mundiais de lítio é desigual, com o metal amplamente concentrado na América do Sul, Austrália, EUA e China.
Acredita-se que as reservas de lítio da China estejam espalhadas por várias áreas, enquanto a exploração ainda está em fase inicial. A conferência nacional sobre recursos naturais, realizada de segunda a terça-feira, no país asiático, enfatizou os esforços para melhorar a exploração doméstica de minas de lítio, juntamente com a cooperação no exterior, a fim de garantir o fornecimento de materiais para o crescente setor de novas energias da China, segundo a Xinhua.
O Ministério dos Recursos Naturais prometeu promover a transferência de minas de lítio para aumentar a oferta de matéria-prima, numa tentativa de aumentar a fabricação de baterias de lítio e o consumo no mercado da China, de acordo com o relatório.