Testes em sistema da ANM geram erro temporário

30/07/2024
A ANM diz que adotou medidas corretivas que foram imediatamente implementadas para restaurar o arquivo

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informa que identificou um erro de configuração por conta de testes de desempenho realizados na última sexta-feira (26/07) no Sistema de Oferta Pública e Leilão de Áreas (SOPLE) referente à 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas. O erro acabou, temporariamente, substituindo o documento com o "Resultado da Oferta Pública" por um arquivo de teste. A ANM diz que adotou medidas corretivas que foram imediatamente implementadas para restaurar o arquivo correto com o resultado oficial da Oferta Pública. Apesar do erro, a integridade do sistema e do procedimento como um todo não foi comprometida, segundo a Agência.  

O resultado da Oferta Pública foi divulgado no dia 22 de julho, conforme cronograma previamente apresentado para a 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas, e teve o seguinte resultado: 3.773 áreas aguardando Leilão; 687 áreas conquistadas; 496 áreas livres; e 44 áreas retiradas, totalizando 5.000 áreas. O Leilão permanece acontecendo desde o dia 23 de julho até 31 de julho às 16:00h.

Os testes de desempenho em sistemas acontecem nos chamados “ambientes de homologação”, ou HML, que são utilizados para realização de simulações e de avaliações de soluções antes de serem aplicados dentro do “ambiente de produção”, que é o espaço real de disponibilização de informações. Em relação ao problema ocorrido, foi identificado que o arquivo gerado no ambiente de homologação, para fins de teste de desempenho do SOPLE, foi incorretamente aplicado no ambiente de produção do sistema, levando à substituição indevida do arquivo com o resultado da etapa de Oferta Pública, publicado no dia 22 de julho. O arquivo com o Resultado Oficial da Oferta Pública foi restaurado, e, considerando que tal erro não é capaz de alterar qualquer dado de manifestação de interesse ou das propostas dos participantes na base de dados do SOPLE, o procedimento segue íntegro.

Além disso, foram tomadas medidas para melhorias nos procedimentos de testes em ambiente de homologação para que este erro não volte a ocorrer. Sessões de treinamento adicionais foram realizadas com os desenvolvedores para reforçar a importância das configurações corretas no processo de testes de desempenho da aplicação. “A integridade e a confiabilidade de todo o processo que envolve a disponibilidade de áreas, em especial o SOPLE, têm sido prioridade para a ANM e, por isso, a instituição lamenta pela situação ocorrida, mas garante a qualidade e a segurança de todas as fases da 8ª Rodada de Disponibilidade de Áreas”, informa a ANM.  

Direto da Fonte