WorldAutoSteel e Ricardo mostram benefícios do aço

01/12/2021
O aço é aplicado em um padrão que faz parte do design visual externo, em vez de ficar escondido atrás de painéis externos.

 

A Steel E-Motive, uma iniciativa da WorldAutoSteel, o grupo automotivo da World Steel Association e o grupo de consultoria ambiental, de engenharia e estratégica Ricardo desenvolveram um veículo de compartilhamento de carona projetado para mostrar os benefícios do uso de aço para mobilidade global como serviço.

O projeto do veículo Steel E-Motive foi otimizado para incluir tecnologias que podem ser implantadas até 2030, além e atender aos requisitos de direção em centros urbanos. O conceito de design compreende um veículo compacto para quatro passageiros e uma versão com espaço para mais passageiros e bagagem para viagens fora da cidade. Projetado por Maurizio Tancredi, Chefe de Estilo e Designer Industrial da Ricardo, o estilo exterior da Steel E-Motive é criado em torno do pensamento de design generativo e é inspirado pela arquitetura contemporânea em cidades globais, permitindo que o veículo se encaixe harmoniosamente na paisagem urbana. Cees ten Broek, Direto da WorldAutoSteel disse: “Desde que este programa começou, em novembro de 2020, continuamos a progredir com o projeto e a engenharia deste veículo de compartilhamento de carona com uso intensivo de aço. Nosso foco é fornecer uma solução que atenda aos requisitos essenciais para implantação em grande escala em aplicativos de mobilidade futuros. É eficiente em suas emissões de construção, fabricação e ciclo de vida total, bem como atraente na paisagem a que se destina.”

O uso de aço de alta resistência avançado para o design oferece benefícios estéticos, de segurança, conforto e acessibilidade. O aço é aplicado em um padrão que faz parte do design visual externo, em vez de ficar escondido atrás de painéis externos, e os vidros em todos os lados do veículo - incluindo o teto - oferecem aos passageiros excelentes vistas da cidade. O aço permitirá que a equipe de engenharia atenda aos requisitos operacionais, de segurança e ambientais de mobilidade como serviço: por exemplo, sua resistência e conformabilidade oferece suporte a um invólucro de bateria integrado e sem tampa de baixa altura e interior de piso plano - que também ajuda a uma melhor acessibilidade. 

O aço também oferece benefícios de custo, peso e sustentabilidade em relação a uma bateria convencional usando materiais alternativos, ao mesmo tempo em que atende a todos os padrões e legislação de segurança atuais e futuros previstos. A acessibilidade também está no centro do design do veículo. A exigência de uma baixa altura do degrau impulsionou a estrutura primária do veículo e é possibilitada pela nova solução de caixa de bateria. Uma abertura de porta muito ampla fornece amplo acesso para pessoas e mercadorias, enquanto a estrutura exclusiva da porta fornece saída reduzida para a beira da estrada. O design do veículo Steel E-Motive também apresenta propulsão elétrica por bateria, autonomia de nível 5 e direção nas quatro rodas para máxima funcionalidade e manobrabilidade. O projeto e a engenharia refletem o uso provável em um ambiente misto, onde veículos manuais e autônomos estão operando. As especificações dos veículos são voltadas para a fabricação de alto volume, tendo em mente os fabricantes de veículos, operadores de frotas e usuários exigentes.