Uberlândia cria Polo Agromineral Verde

22/03/2022
Documento facilita o acesso de mineradoras e produtores rurais a linha de crédito para apoio na produção e comercialização de remineralizadores.

Com o objetivo de incentivar o uso dos remineralizadores de solo como recurso sustentável para a produção agrícola no País, a Prefeitura de Uberlândia (MG) firmou acordos com o Banco do Brasil e o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) durante a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec 2022), que se realiza na cidade.  

Segundo o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, “estamos passando por um momento grave no agronegócio, que precisa de apoio, políticas públicas e inovação. Juntos podemos revolucionar o campo com o pó de rocha. O agronegócio depende de todos nós”.  

Com o Banco do Brasil, representado pelo superintendente estadual Gustavo Henriques da Rocha, o Município assinou um termo de cooperação para o desenvolvimento da cidade como Polo Agromineral Verde. Na prática, o documento facilita o acesso de mineradoras e produtores rurais a linha de crédito para apoio na produção e comercialização de remineralizadores de solo como o pó de basalto - abundante em Uberlândia. 

Já com o SGB-CPRM, que foi representado por seu diretor presidente, Esteves Pedro Colnago, foi firmada uma carta de intenções para expansão das pesquisas na região em torno das rochas ricas em minerais necessários à fertilização do solo.

 "Estamos vivendo um momento ímpar para o agronegócio brasileiro e o Serviço Geológico do Brasil está comprometido em contribuir com o trabalho desenvolvido aqui em Uberlândia", disse Colnago.