Produção de ilmenita começará ainda em 2023

19/04/2023
A Largo espera começar a produzir concentrado de ilmenita no início do terceiro trimestre

 

Após a conclusão antecipada da construção e comissionamento de sua planta de concentração de ilmenita no segundo trimestre de 2023, a Largo espera começar a produzir concentrado de ilmenita no início do terceiro trimestre de 2023. A empresa espera um aumento gradual de produção de ilmenita no terceiro trimestre do ano, com a expectativa de construir estoques suficientes de material produzido para venda no início de 2024. A empresa continua a explorar opções alternativas de financiamento de dívida ou associação estratégica com relação ao desenvolvimento de sua fábrica de pigmentos de dióxido de titânio (TiO2), planejada para ser instalada no município de Camaçari, na Bahia.

A Largo Inc. produziu 2.111 toneladas de pentóxido de vanádio (V2O5) equivalente em sua mina Maracás Menchen no primeiro trimestre de 2023. Consequentemente, a Largo realizou sua manutenção planejada do forno e reforma de refratários em janeiro de 2023, época em que as recuperações globais foram em média de 83%, sendo 7% acima da média de 77,5% no primeiro trimestre de 2022.

No primeiro trimestre de 2023, uma transição do contratante de mineração da empresa foi concluída e a Largo extraiu 341.967 toneladas de minério com um teor efetivo de V2O52 de 0,81% em comparação com 303.652 toneladas com um V2O5 teor efetivo de 1,27% no primeiro trimestre de 2022. O impacto no teor de minério extraído foi devido em parte aos efeitos da baixa disponibilidade de minério maciço devido às fortes chuvas. “Como esperado, os efeitos das fortes chuvas e a redução da disponibilidade de minério maciço de alta qualidade impactaram a produção no primeiro trimestre de 2023 e a empresa tem trabalhado diligentemente para reconstruir os estoques necessários para manter o estado estável operações daqui para frente. Apesar desses desafios, tenho o prazer de informar que estamos seguindo nossa orientação de produção e vendas para 2023 a partir do primeiro trimestre de 2023”, disse Daniel Tellechea, CEO interino e diretor da Largo.

Tellechea comentou que a Largo espera alcançar marcos significativos em 2023, o que inclui a entrega bem-sucedida do primeiro sistema VRFB da empresa na Espanha, a inauguração de sua planta de concentração de ilmenita e a finalização das negociações com a Ansaldo, que continuam em andamento. “Como o setor de vanádio continua exibindo uma demanda constante, nosso foco continua sendo atingir esses marcos ao longo do ano, em um esforço para maximizar o valor para os acionistas”.

No primeiro trimestre de 2023, a Largo vendeu 2.849 toneladas de V2O5 (incluindo 245 toneladas de material adquirido) equivalente, um aumento de 28% em relação às 2.232 toneladas (incluindo 79 toneladas de material adquirido) vendidas no primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março, a demanda spot por vanádio permaneceu forte, principalmente devido a uma demanda maior do que o esperado do setor aeroespacial.

A empresa informa que a instalação inaugural do VCHARGE VRFB na Espanha está quase concluída no primeiro trimestre de 2023. A Largo espera que o comissionamento a quente do sistema VRFB seja concluído em junho de 2023, no entanto, a aceitação provisória pela EGPE agora é esperada no terceiro trimestre de 2023 devido, em parte, a atrasos associados à finalização de certos contratos e ao recebimento da documentação governamental necessária para o fornecimento de serviços por técnicos qualificados.